Alvorada do Samba: geração de sentidos e identidade cultural na baixada santista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2025.233490Palavras-chave:
Eventos, ritos, Alvorada do Samba, identidade cultural, Dia Nacional do SambaResumo
Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a cidade de Santos (SP) realiza, há mais de seis décadas, a Alvorada do Samba. A festividade é a única do país a promover o ritual de acordo com premissas que marcaram sua criação no 1º Congresso Nacional do Samba. Mobilizando conhecimentos dos campos das Relações Públicas, dos Estudos Culturais e da Antropologia, analisamos como o ritual contribui na transmissão de herança cultural e na formação identitária na comunidade do samba santista.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Cláudia Regina. Exu e Ogum no Terreiro de Samba: um estudo sobre a religiosidade da Escola de Samba Vai-Vai. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) —Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2017.
BARBOSA, Juliana dos Santos. O cerimonial na atividade de Relações Públicas, Yumpu, 2009. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12758882/o-cerimonial-na-atividade-de-relacoes-publicas-portal-de-relacoes-. Acesso em: 15 jan. 2025.
BARBOSA, Juliana dos Santos. Sambas autorreferentes: a estética diaspórica na obra de Nei Lopes. In: CAMARGO, Eduardo Martins Zimermann et al. (org.). Literatura, artes e questões étnico-raciais na mídia. Londrina: Syntagma, 2020. p. 133-148.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CENTRO NACIONAL DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR. Carta do samba. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2012. Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/arquivos/file/carta%20do%20samba_web.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
GUIMARÃES, Valéria Lima. O Trem do Samba: uma festa da cultura popular carioca. Rio de Janeiro: Riotur, 2008.
LUZ, Olenka Ramalho. Cerimonial e Protocolo e Etiqueta – introdução ao cerimonial do Mercosul: Argentina e Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Convergência digital e diversidade cultural. In: MORAES, Dênis de (org.). Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Protocolo e Cerimonial: normas, ritos e pompa. São Paulo: Ômega, 2001.
MOURA, Roberto. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
MUNIZ JR., J. 60ª comemoração do Dia do Samba em Santos (1963-2023): Registro Histórico. Curitiba: Instituto Glória ao Samba; Banquinho, 2023.
RIVÈRE, Claude. Os ritos profanos. Petrópolis: Vozes, 1996.
SABINO, Jorge; LODY, Raul. Danças de matriz africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SILVA, Mariângela Benine Ramos. Ritos, rituais e cerimônias e suas implicações políticas nas organizações contemporâneas. Revista NIC, Londrina, ed. 0, ano 1, 2008. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/nic/wwwroot/artigos/artigo_mostra.php?id=99. Acesso em: 15 jan. 2025.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUZA, Jadir Muniz de. A saga do Marechal do samba J. Muniz Jr. Santos, SP: Pechmann e Mendonça, 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana dos Santos Barbosa, Pedro Paulo de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.