Violencia cultural, masculinidad y publicidad

la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en Portugal

Autores/as

  • Alexandre de Sousa Carvalho Universidade de Coimbra
  • Sofia José Santos Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581

Palabras clave:

Publicidad, Masculinidad, Patriarcado, Semiótica, Violência cultural

Resumen

Incluso en contextos donde se han producido más avanzos en la igualdad de género y con productos que desafían estereotipos, la publicidad tiende a reafirmar el hegemónico una vez que privilegia los beneficios en detrimento de la transformación social. Esto puede implicar una opción por estrategias de comunicación patriarcales, aunque no desprovistas de hibridez, contribuyendo a la perpetuación de violencias. Para ilustrarlo, el artículo aplica un análisis crítico del discurso y la semiótica a los 5 carteles de la campaña “¡Es de hombre!”, lanzada en Portugal por la marca L’Oreal.

 

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Biografía del autor/a

  • Alexandre de Sousa Carvalho, Universidade de Coimbra

    • Professor adjunto no Núcleo de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
    • Investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (CEI-ISCTE).
    • Doutorando em Ciência Política no ISCTE-IUL.
    • Mestre em African Peace and Conflict Studies pela Universidade de Bradford.
    • Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra.
    • Seus atuais interesses de investigação são relacionados a partilhas de poder, resolução de conflitos e estudos para a paz; desafios de democracias contemporâneas; e estudos da internet.

  • Sofia José Santos, Universidade de Coimbra

    • Professora auxiliar convidada no núcleo de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
    • Investigadora integrada no Centro de Estudos Sociais da mesma universidade e investigadora associada no Observatório de Relações Exteriores (Observare), na Universidade Autónoma de Lisboa.
    • Doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra.
    • Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra.
    • Seus atuais interesses de investigação são media, paz e violências; estudos de gênero; e estudos da internet.

Publicado

2018-09-25

Cómo citar

CARVALHO, Alexandre de Sousa; SANTOS, Sofia José. Violencia cultural, masculinidad y publicidad: la campaña “É de homem!”4 da L’Oréal en Portugal. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 28, p. 206–222, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150581. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/150581.. Acesso em: 3 jul. 2024.