Cultura organizacional em fusão e aquisição
processo intercultural aplicado a uma empresa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.153606Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Interculturalidade, Fusão e Aquisição, Comunicação OrganizacionalResumo
Este artigo discute conceitos como cultura organizacional e interculturalidade em processos de fusão e aquisição. A partir da metodologia qualitativa de levantamento bibliográfico e entrevistas em profundidade, busca-se exemplificar as consequências da cultura organizacional em empresas que passam por processos de fusão e aquisição, por meio da análise de uma empresa do ramo gráfico brasileira adquirida por uma norte-americana. Os resultados demonstram a importância da comunicação quando utilizada de forma dialógica, na tentativa de auxiliar a ressignificação da nova cultura.
Downloads
Referências
ALSINA, Rodrigo Miguel. Elementos para uma comunicación intercultural. Afers Internacionals, Barcelona, n. 36, p. 11-21, maio 1997. Disponível em: https://bit.ly/2GowrEa. Acesso em: 20 jul. 2011.
BARBOSA, Lívia; VELOSO, Letícia. Gerência intercultural, diferença e mediação transnacionais. Civitas: Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 7, n 1, p. 59-85, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2LCYOD0. Acesso em: 30 set. 2011.
BARROS, Betânia Tanure. Fusões e aquisições no Brasil: entendendo as razões dos sucessos e fracassos. São Paulo: Atlas, 2003.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996.
FERRARI, Maria Aparecida. A prática das relações públicas internacionais na sociedade contemporânea. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, São Bernardo do Campo, ano 12, n. 12, p. 15-29, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
HALL, Edward; WHYTE, William F. Intercultural communication: a guide to men of action. Human Organization, Oklahoma City, v. 19, n. 1, p. 5-12, 1960.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão, 2006.
PINHO, José Benedito. Comunicação nas organizações. Viçosa, MG: UFV, 2006.
ROSS, Stephen; WESTERFIELD, Randolph; JAFFE, Jeffrey. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2002.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
WOOD JUNIOR, Thomaz; VASCONCELOS, Flávio; CALDAS, Miguel. Fusões e aquisições no Brasil. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 41-45, 2003. Disponível em: https://bit.ly/32FpIzj. Acesso em: 10 jan. 2019.
WEBER, Roziney Alencar Melo. A comunicação intercultural no ambiente de trabalho: a interação entre trabalhadores brasileiros e estrangeiros em empresas multinacionais no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em https://bit.ly/2y8rGdn. Acesso em: 10 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.