A arte de bem viver a paisagem em seu tempo: Miranda Martinelli Magnoli e o ensino de arquitetura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i21p121-134Palavras-chave:
Miranda Magnoli, ensino de arquitetura, cultura, paisagem e ambienteResumo
O artigo aborda a contribuição da arquiteta Miranda Martinelli Magnoli para o estudo, o ensino e a prática de arquitetura no Brasil. Para isso, resgatam-se fragmentos de textos de sua autoria e investiga-se o rebatimento de suas idéias sobre o ambiente e a paisagem em três pesquisas por ela orientadas, que concluíram com a defesa de teses de doutorado na FAUUSP. Busca-se enfatizar, por esse tipo de análise, o aporte original dessa intelectual para compreender a dimensão cultural das paisagens, para além da noção corrente de paisagem como expressão singular de uma porção do ambiente ou, ainda, da paisagem como os espaços e lugares não-edificados residentes na arquitetura, nas cidades e no território.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2006-06-30
Edição
Seção
Depoimentos
Licença
A revista Paisagem e Ambiente: ensaios tem licença Creative Commons
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência.
Como Citar
Chiesa, P. (2006). A arte de bem viver a paisagem em seu tempo: Miranda Martinelli Magnoli e o ensino de arquitetura no Brasil . Paisagem E Ambiente, 21, 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i21p121-134