Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais

Autores

  • Sergio Fernandes Senna Pires Universidade de Brasília
  • Angela Uchoa Branco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300002

Palavras-chave:

Participação infantil, Protagonismo infantil, Conceito de infância, Visibilidade infantil

Resumo

Neste artigo discutem-se as conceituações de protagonismo infantil e as possibilidades de participação das crianças na sociedade, diante das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância e à separação entre crianças e adultos. A partir da construção social do conceito de infância, baseado na pressuposição da incapacidade e da incompletude infantis, analisam-se os possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios. Conclui-se que uma abordagem socio-histórico-cultural permite compreender como o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Pires, S. F. S., & Branco, A. U. (2007). Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 311-320. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300002