Desenvolvimento percepto-motor em crianças abrigadas e não abrigadas

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade São Francisco
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco
  • Marlene Alves da Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300012

Palavras-chave:

Crianças, Habilidade viso-motora, Avaliação psicológica, Teste de Bender

Resumo

Este estudo explorou eventuais diferenças no desempenho no Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) entre crianças abrigadas e não abrigadas, considerando-se as variáveis sexo, idade e dificuldade das figuras. Participaram 128 crianças, ambos os sexos, com média de 8,80 anos (DP=0,99), distribuídas equitativamente quanto ao tipo de moradia. As nove figuras do Bender foram aplicadas coletivamente em uma única sessão. Os resultados indicaram que as crianças não abrigadas apresentaram um desempenho significativamente superior ao das abrigadas. Quanto à idade, evidenciou-se diferença estatisticamente significativa somente entre os participantes abrigados, sendo que não foram identificadas diferenças significativas por sexo para ambos os tipos de moradia. Quanto à dificuldade das figuras, foi inferida a necessidade de outros estudos que possibilitem futuras comparações. No mesmo sentido, ressalta-se a relevância de que novos estudos sejam realizados com o B-SPG, especialmente, por ser ele um sistema novo de um teste extensamente utilizado há muito tempo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Suehiro, A. C. B., Rueda, F. J. M., & Silva, M. A. da. (2007). Desenvolvimento percepto-motor em crianças abrigadas e não abrigadas . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(38), 431-442. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300012