Avaliação do processo de implementação do programa preventivo #Tamojunto2.0 em escolas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3220

Palavras-chave:

Ciência da implementação, Avaliação de programa, Prevenção do abuso de drogas, Adolescentes, Escolas

Resumo

O programa #Tamojunto2.0 (Unplugged) tem sido avaliado no Brasil com vistas a subsidiar sua implantação como política pública nacional. O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implementação do programa escolar #Tamojunto2.0, disseminado pelo Ministério da Saúde, na prevenção do uso de álcool e outras drogas entre adolescentes. Trata-se de estudo de métodos mistos. A amostra constituiu-se de 13 professores e oito gestores de turmas de 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas localizadas em duas cidades, e uma profissional ministrante da formação para aplicação do programa. Foram utilizados formulários de observação, avaliação e roteiro de entrevista semiestruturada, os dados coletados foram submetidos às análises descritiva e temática. Os resultados indicam baixa fidelidade de implementação, boa qualidade na aplicação do programa, alto absenteísmo dos estudantes. São também apresentados aspectos que facilitam ou dificultam sua implementação. Tais resultados são relevantes para a implementação do #Tamojunto2.0 em larga-escala.

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Biografia do Autor

  • Márcia Helena da Silva Melo, Universidade de São Paulo

    Professor of the Instituto de Psicologia of the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Iara da Silva Freitas, Universidade de São Paulo

    Candidate of the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Luiza Chagas Brandão, Universidade de São Paulo

    Candidate of the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

  • Fabiane do Amaral Gubert, Universidade Federal do Ceará

    Professor of the Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brazil.

  • Lidiane Nogueira Rebouças, Governo do Estado do Ceará

    Coordinator of the Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará, Fortaleza-CE, Brazil.

  • Zila van der Meer Sanchez, Universidade Federal de São Paulo

    Professor of the Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

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Márcia Helena da Silva Melo is a Professor of the Instituto de Psicologia of the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

Iara da Silva Freitas is a Ph.D. candidate of the Instituto de Psicologia at the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

Luiza Chagas Brandão is a Ph.D. candidate of the Instituto de Psicologia at the Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

Fabiane do Amaral Gubert is a Professor of the Departamento de Enfermagem of the Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brazil.

Lidiane Nogueira Rebouças is a Coordinator of the Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará, Fortaleza-CE, Brazil.

Zila van der Meer Sanchez is a Professor of the Preventive Medicine Department of the Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brazil.

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Melo, M. H. da S., Freitas, I. da S., Brandão, L. C., Gubert, F. do A., Rebouças, L. N., & Sanchez, Z. van der M. (2022). Avaliação do processo de implementação do programa preventivo #Tamojunto2.0 em escolas brasileiras. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3220. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3220