Competência social na escola: efetividade de programa de ensino a distância para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3239

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Aprendizagem escolar, Formação profissional, Educação à distância, Efetividade

Resumo

Programas de habilidades sociais geralmente ocorrem presencialmente, em pequenos grupos. Visando maior alcance e disseminação, este estudo teve por objetivo avaliar experimentalmente o impacto de um programa de ensino à distância sobre as habilidades sociais e sociais educativas dos professores e sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos (habilidades sociais e problemas de comportamento). Escores obtidos com instrumentos padronizados, junto a 35 professoras (15 do grupo experimental e 20 do controle) e 231 alunos (103 e 128 respectivamente), foram estatisticamente analisados, comparando-se grupos e momentos. Os resultados evidenciaram a efetividade do programa sobre a competência social e social pedagógica das professoras e sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos, especialmente aqueles mais comprometidos em habilidades sociais e problemas de comportamento. São discutidos os ingredientes potencialmente efetivos do programa, o caráter inovador da Educação à Distância no campo das habilidades sociais e formação de professores, bem como limitações e encaminhamentos de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

    Professor of the Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

  • Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

    Professor of the Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Prette, Z. A. P. D., & Prette, A. D. (2022). Competência social na escola: efetividade de programa de ensino a distância para professores. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3239. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3239