Competência social na escola: efetividade de programa de ensino a distância para professores
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-4327e3239Palavras-chave:
Habilidades sociais, Aprendizagem escolar, Formação profissional, Educação à distância, EfetividadeResumo
Programas de habilidades sociais geralmente ocorrem presencialmente, em pequenos grupos. Visando maior alcance e disseminação, este estudo teve por objetivo avaliar experimentalmente o impacto de um programa de ensino à distância sobre as habilidades sociais e sociais educativas dos professores e sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos (habilidades sociais e problemas de comportamento). Escores obtidos com instrumentos padronizados, junto a 35 professoras (15 do grupo experimental e 20 do controle) e 231 alunos (103 e 128 respectivamente), foram estatisticamente analisados, comparando-se grupos e momentos. Os resultados evidenciaram a efetividade do programa sobre a competência social e social pedagógica das professoras e sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos, especialmente aqueles mais comprometidos em habilidades sociais e problemas de comportamento. São discutidos os ingredientes potencialmente efetivos do programa, o caráter inovador da Educação à Distância no campo das habilidades sociais e formação de professores, bem como limitações e encaminhamentos de pesquisas futuras.
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