Dança de Urso, dança de Salomé: sobre "Atta Troll", de Heinrich Heine

Autores

  • Maria Aparecida Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837203021

Palavras-chave:

Atta Troll, Heinrich Heine, poesia, dança, modernidade

Resumo

Neste artigo se investiga a linguagem do poema satírico "Atta Troll - ein Sommernachtstraum" (Atta Troll - sonho de uma noite de verão), escrito em 1841 por Heinrich Heine. A investigação se volta a dois aspectos profundamente entrelaçados preponderantes no poema, que suscitam este estudo literário: primeiramente a exigência do poeta, a qual percorre o longo poema como Leitmotiv, de uma arte sem fins, sem influências de motivações morais, religiosas ou políticas, fundamentada em leis próprias, emergente da noção do belo, e cujos fins estejam inerentes na arte mesma. O segundo viés que se releva no poema é a relação metafórica da poesia com a dança, arte essa que em suas diversas manifestações formais e informais é observada por um crivo rigoroso ao longo do poema. A partir desses dois aspectos se indicia através de trechos traduzidos ao português afinidades importantes dessa literatura, que tanto se inclina ao romantismo, quanto à passagem para a modernidade, a cujas transformações ela aponta quando aborda questões sobre estética e sobre o papel do poeta

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Publicado

2017-03-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARBOSA, Maria Aparecida. Dança de Urso, dança de Salomé: sobre "Atta Troll", de Heinrich Heine. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 30, p. 21–37, 2017. DOI: 10.11606/1982-8837203021. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/128531.. Acesso em: 14 nov. 2024.