Rainer Maria Rilke e Paula Modersohn-Becker Um diálogo inspirador no Réquiem a uma Amiga

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DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372444271

Palavras-chave:

Rilke, Paula Modersohn-Becker, Pintura, Luto, Poesia

Resumo

Este artigo apresenta o Réquiem a uma Amiga (tradução no final do artigo) com algumas reflexões ensaísticas sobre o lugar desse poema na obra do poeta R. M. Rilke. Iniciaremos com observações biográficas (os encontros do poeta com a escultora Clara Westhoff e sua amiga Paula em Paris em 1900) que ocasionaram o estudo da pintura de paisagem e um pequeno livro de ocasião de Rilke sobre a colônia de artistas de Worpswede, no norte da Alemanha. O  forte impacto que esses encontros – e em particular a análise das telas de Paula Modersohn-Becker em 1905 - tiveram sobre a sensibilidade poética de Rilke  contribuíram para a nova forma estilística (Dingwendung) que se manifesta na obra madura de Rilke. Apresentamos assim um momento de vida e um aspecto específico do desenvolvimento da relação do poeta e de sua obra com as artes plásticas, que ilumina o papel da poesia como  trabalho de luto do poeta e como prefiguração das obras da fase madura dos Sonetos e das Elegias.

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Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Dossiê: A Áustria e sua literatura no Brasil e no mundo

Como Citar

ROSENFIELD, Kathrin; PEREIRA, Lawrence Flores. Rainer Maria Rilke e Paula Modersohn-Becker Um diálogo inspirador no Réquiem a uma Amiga. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 44, p. 271–295, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372444271. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/187704.. Acesso em: 28 dez. 2024.