A abordagem CLIL na graduação em Letras/Alemão: pontes possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372546172

Palavras-chave:

CLIL, graduação em Letras, alemão como língua adicional, alemão em contexto universitário

Resumo

Este trabalho retoma pontos da pesquisa de mestrado da autora (Grilli 2018) e tem como objetivo explorar o conceito de Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL) e suas possíveis aplicações nos cursos de graduação em Letras/Alemão brasileiros. Na primeira seção, são apresentadas a história daquilo a que chamamos ensino bilíngue e as principais características da abordagem CLIL. Na segunda seção, voltada à realidade brasileira, são recuperadas as diretrizes que regem a educação bilíngue em nosso país, e os documentos que regem os cursos de Letras/Alemão. Maior foco é conferido à USP, instituição na qual foi realizada a pesquisa empírica aqui descrita e discutida, que se ocupa das dificuldades percebidas ao longo do curso por egressos. Após apresentar os resultados da pesquisa, discute-se como unir a teoria do CLIL à realidade dos cursos de Letras/Alemão no Brasil, relacionando as cinco dimensões do CLIL e a taxonomia de Bloom à grade curricular desses cursos. Na conclusão, defende-se que um trabalho baseado na abordagem CLIL pode conferir aos graduandos maior autonomia no uso da língua alemã em todas as suas dimensões, e, consequentemente, maior autonomia em seu futuro trabalho docente.

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Publicado

2022-03-08

Edição

Seção

Dossiê: Mediação, tradução e interpretação no ensino de alemão como LE/L2

Como Citar

GRILLI, Marina. A abordagem CLIL na graduação em Letras/Alemão: pontes possíveis. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 46, p. 172–201, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372546172. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/195227.. Acesso em: 27 dez. 2024.