Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372649196

Keywords:

licenciatura em língua alemã, atividades de estágio, planejamento de aula

Abstract

O artigo tem por objetivo discutir os processos de reflexão e conscientização sobre categorias didáticas do planejamento de aula, que ocorreram no âmbito da disciplina “Atividades de Estágio: Alemão” na Universidade de São Paulo no segundo semestre de 2019. Nesse sentido, apresentar-se-ão primeiro algumas noções teóricas sobre modelos e funções do estágio na formação docente no Brasil e na Alemanha, além de um panorama das principais mudanças que ocorreram, nos últimos vinte anos, nas resoluções do Conselho Nacional de Educação concernentes às atividades de estágio nos cursos brasileiros de licenciatura. Na sequência, a análise dos dados empíricos focalizará os processos de conscientização que ocorreram no grupo de licenciandas investigado, no que diz respeito à sua percepção sobre a variedade de objetivos possíveis no ensino de alemão, bem como às funções didáticas de diferentes fases de uma aula, com ênfase na fase inicial. Algumas reflexões sobre a importância da mentoria na formação inicial de professoras concluirão este estudo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AßBECK, Johann. Das Theorie-Praxis-Problem in der Lehrerbildung – das ewige Dilemma? In: KLIPPEL, Friederike (Org.). Teaching languages. Sprachen lehren. Münster: Waxmann, 2016, 113-122.

BACH, Andreas. Schulpraktika: Tages- und Blockpraktika. In: CRAMER, Colin; KÖNIG, Johannes; ROTHLAND, Martin; BLÖMEKE, Sigrid (Orgs.). Handbuch Lehrerinnen- und Lehrerbildung. Bad Heilbrunn: Julius Klinkhardt, 2020, 621-628.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 9/2001, de 18 de janeiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf (07/03/2021).

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 (07/03/2021).

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 (07/03/2021).

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 01 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file (26/03/2021).

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file (25/03/2021).

DAUANNY, Erika Barroso; LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. A produção teórico-prático sobre o estágio na formação do professor – uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 1, n. 3, 1-18, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4274 (26/03/2021).

ENDE, Karin; GROTJAHN, Rüdiger; KLEPPIN, Karin; MOHR, Imke. Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. Berlin et al.: Langenscheidt, 2013.

FARRELL, Thomas S.C. Promoting teacher reflection in second language education. A framework for TESOL professionals. New York/London: Routledge, 2015.

FÜHRER, Felician-Michael; CRAMER, Colin. Mentoring und Coaching in der Lehrerinnen- und Lehrerbildung. In: CRAMER, Colin; KÖNIG, Johannes; ROTHLAND, Martin; BLÖMEKE, Sigrid (Orgs.). Handbuch Lehrerinnen- und Lehrerbildung. Bad Heilbrunn: Julius Klinkhardt, 2020, 748-755.

GERLACH, David; LEUPOLD, Eynar. Schritt für Schritt: Einsteigen – Gestalten – Durchhalten. Praxisbuch für Studium, Referendariat und Unterricht: Wege zu Zufriedenheit und Erfolg als Lehrperson. Seelze: Klett-Kallmeyer, 2017.

HOBSON, Andrew J.; ASHBY, Patricia; MALDEREZ, Angi; TOMLINSON, Peter D. Mentoring beginning teachers: what we know and what we don’t. Teaching and Teacher Education, v. 25, 207-216, 2009.

KRUMM, Hans-Jürgen; RIEMER, Claudia. Ausbildung von Lehrkräften für Deutsch als Fremdsprache und Deutsch als Zweitsprache. In: KRUMM, Hans-Jürgen; FANDRYCH, Christian; HUFEISEN, Britta; RIEMER, Claudia (Orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, v. 2. Berlin/New York: de Gruyter, 2010, 1340-1351.

KÜSTER, Lutz. Kompetenzorientierung im Kontext des Lernens und Lehrens von Sprachen. In: BURWITZ-MELZER, Eva et al. (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 6. ed. Tübingen: A. Francke, 2016, 83-87.

LEHNER, Martin. Didaktik. Bern: Haupt, 2019.

MATTES, Wolfgang. Methoden für den Unterricht. Paderborn: Schöningh, 2011.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Prefácio. In: SILVA, Kleber Aparecido; ARAGÃO, Rodrigo Camargo (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes, 2013, 9-11.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, 5-24, 2005/2006.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 8ª edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2017.

RAHM, Silke; LUNKENBEIN, Martin. Anbahnung von Reflexivität im Praktikum. Empirische Befunde zur Wirkung von Beobachtungsaufgaben im Grundschulpraktikum. In: ARNOLD, Karl-Heinz; GRÖSCHNER, Alexander; HASCHER, Tina (Orgs.). Schulpraktika in der Lehrerbildung. Theoretischen Grundlagen, Konzeptionen, Prozesse und Effekte. Pedagogical field experiences in teacher education. Theoretical foundations, programmes, processes and effects. Münster, New York: Waxmann, 2014, 237-256.

RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Stuttgart: Metzler, 2012.

ROTHLAND, Martin. Theorie-Praxis-Verhältnis in der Lehrerinnen- und Lehrerbildung. In: CRAMER, Colin; KÖNIG, Johannes; ROTHLAND, Martin; BLÖMEKE, Sigrid (Orgs.). Handbuch Lehrerinnen- und Lehrerbildung. Bad Heilbrunn: Julius Klinkhardt, 2020, 133-140.

SILVEIRA, Ana Clara Neves; UPHOFF, Dörthe. Unterrichtsplanung als Ausbildungsgegenstand an der USP: Erfahrungen und Möglichkeiten. Projekt, n. 59, p. 10-15, 2020. Disponível em https://abrapa.org.br/abrapa-admin/publicacoes/pdfpublicacao-25.pdf (08/02/2023).

THALER, Engelbert. Englisch unterrichten. Berlin: Cornelsen, 2012.

UPHOFF, Dörthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão. In: FERRAZ, Daniel de Mello; KAWACHI-FURLAN, Claudia Jotto (Orgs.). Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 231-247.

UPHOFF, Dörthe. O lugar da política linguística na formação inicial de professores de alemão. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, 112-130, 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1467/977 (11/03/2021).

UPHOFF, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 43, p. 38-65, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182285/169057 (13/05/2021).

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante da formação docente. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, 535-554, 2008.

ZIEBELL, Barbara; SCHMIDJELL, Annegret. Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung neu. Berlin et al.: Langenscheidt, 2012.

Published

2023-02-27

Issue

Section

Articles

How to Cite

SILVEIRA, Ana Clara Neves; UPHOFF, Dörthe. Atividades de estágio na licenciatura em língua alemã: processos de conscientização no planejamento de aula. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 49, p. 196–220, 2023. DOI: 10.11606/1982-88372649196. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/208724.. Acesso em: 18 may. 2024.