O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um curta-metragem
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837e230647Palavras-chave:
Alemão como Língua Adicional, materiais autênticos, compreensão auditiva, sequência didática, curtas-metragens (Kurzfilm)Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para a compreensão auditiva no ensino de Alemão como Língua Adicional (ALA) em turmas iniciais a partir de um texto autêntico – o curta-metragem Milch & Zucker, publicado em 2018 –, o qual apresenta características essenciais para o desenvolvimento das atividades propostas: linguagem acessível; curta duração; insumos audiovisuais; tema alinhado dentro de práticas sociais contextualizadas; e acesso gratuito na internet. Com enfoque em descrever a elaboração de uma SD composta pelas três fases Introdução, Elaboração e Produção, sugeridas por Ende e colaboradores em seu trabalho publicado em 2013, este artigo apresenta reflexões relativas à escolha textual e às estratégias de ensino para a condução das atividades propostas. A SD apresentada pode ser adaptada para diferentes gêneros textuais e contextos de ensino que tenham o objetivo de uma aprendizagem que ultrapasse a esfera estrutural da língua, incluindo estudantes e professoras nas interações discursivas. Por fim, buscou-se proporcionar uma alternativa para atividades de compreensão auditiva, geralmente limitadas aos áudios dos livros didáticos voltados para o mercado internacional (especialmente em níveis iniciais). Essa abordagem busca incentivar uma maior motivação e participação das estudantes no processo de aprendizagem de alemão, como destacado por Aquino e Ferreira em sua publicação de 2023 e por Bimmel e Rampillon em seu trabalho de 2000.
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