Comunidades de prática e projetos de formação de professores de língua alemã - convergências e dissonâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837e250039

Palavras-chave:

formação de professores de alemão, projetos de extensão universitária, comunidades de prática

Resumo

O tema central deste estudo é a de uma maior articulação entre teoria e prática, focando especificamente na formação inicial de professores de língua alemã. Considerando dois projetos de extensão universitária, nos quais tal articulação se encontra em sua espinha dorsal, o artigo lança luz sobre uma das práticas neles desenvolvidas: os encontros semanais de orientação pedagógica. Nesse sentido, a formação é percebida como uma etapa de construção de aprendizagem, aqui entendida como um processo coletivo e social. Deste modo, trazemos à discussão o conceito de comunidades de prática e, a partir das percepções dos estudantes
participantes dos projetos, buscamos compreender as contribuições deste conceito para projetos desta natureza, identificando pontos em comum e dissonantes entre os projetos descritos no artigo e comunidades de prática, conforme a literatura revisada. Apesar de o nosso corpus apontar alguns aspectos divergentes entre os projetos e algumas das características atribuídas a comunidades de prática, vimos que, em grande medida, sobressaem-se os pontos convergentes, como o predomínio de uma percepção de confiança entre os participantes, além da valorização dos encontros de orientação como espaços de construção coletiva de conhecimento numa perspectiva descentralizada e horizontalizada.

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Publicado

2025-04-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MERGENFEL A. VAZ FERREIRA; ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE. Comunidades de prática e projetos de formação de professores de língua alemã - convergências e dissonâncias. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. e240038, 2025. DOI: 10.11606/1982-8837e250039. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/235625.. Acesso em: 20 jun. 2025.