Uma análise das realizações vocálicas por uma aprendiz brasileira de alemão: a qualidade vocálica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837e240039

Palavras-chave:

vogais do alemão padrão, estrutura formântica, pistas acústicas, sistemas dinâmicos complexos

Resumo

Neste estudo, investigamos o processo de desenvolvimento formântico relativo às vogais do alemão padrão (AP), por uma falante nativa brasileira, adulta-jovem, do AP como terceira língua (doravante, L3). Metodologicamente, realizamos uma análise acústica no Praat. Desta forma, analisamos os dados acerca dos três primeiros formantes vocálicos (F1, F2 e F3) de todas as vogais do sistema vocálico do AP, a fim de observar se (ou como) as vogais do AP se modificariam acusticamente ao longo das sessões avaliadas, por meio da verificação de análises de Monte Carlo. Os resultados indicam que a falante se utiliza de uma estratégia de compensação formântica para a produção de suas vogais. Segundo o Speech-Learning Model (SLM-(r)), a falante fez uso de outras pistas acústicas, que não as esperadas, a fim de produzir as distinções entre suas vogais, isto é, ela passa a basear a sua produção vocálica na pista referente ao segundo formante (F2) em vez de baseá-la no terceiro formante (F3).

Downloads

Referências

ALBUQUERQUE, J. Caminhos dinâmicos em inteligibilidade e compreensibilidade de línguas adicionais: um estudo longitudinal com dados de fala de haitianos aprendizes de português brasileiro. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

AUDACITY®. Software is copyright ©. Audacity Team, 1999-2021. Disponível em: https://audacityteam.org/.

ALVES, U.K. Teoria dos Sistemas Dinâmicos e desenvolvimento fonético-fonológico em uma nova língua. In: ORTIZ-PREUSS, E.; FINGER, I. (orgs.). A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas: Pontes Editores, 2018, 117-161.

ALVES, U.K; SANTANA, A.M. Desenvolvimento das vogais orais tônicas do português brasileiro por um aprendiz argentino: uma análise do processo via teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDCs). Estudos Linguísticos e Literários, n. 67, 390-418, 2020.

ALVES, U.K; VIEIRA, F.G.M. “Mexeu com uma, mexeu com todas”: sobre o papel de intervenções pedagógicas em sistemas fonético-fonológicos multilíngues. In: PRADO, N.; COUTO, F. (orgs.). Fonologia e suas interfaces: contribuições para a pesquisa, descrição e ensino de línguas. Porto Velho: EDUFRO, 2023, 119-154.

BARBOSA, P.; MADUREIRA, S. Manual de Fonética acústica e experimental: aplicações a dados do português. São Paulo: Cortez, 2015.

BOERSMA, P.; WEENINK, D. Praat: doing phonetics by computer (Versão 6.1.09) [Programa de computador], 2020. Disponível em: https://www.fon.hum.uva.nl/praat/ (26/03/2025).

BOHN, O-S. How to organize a fairly large vowel inventory: the vowels of Fering (North Frisian). Journal of the International Phonetic Association, v. 34, n. 2, 161-173, 2004.

BOHN, O.-S.; POLKA, L. Target spectral, dynamic spectral, and duration cues in infant perception of German vowels. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 110, n. 1, 504-515, 2001.

CLARK, J.; YALLOP, C. An introduction to phonetics and phonology. 2ᵃ ed. Cambridge (Massachusetts): Blackwell, 1995.

DE BOT, K. Complexity Theory and Dynamic Systems Theory: same or different? In: ORTEGA, L.; HAN, Z. H. (orgs.). Complexity Theory and language development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, 51-58.

DE BOT, K.; LOWIE, W.; VERSPOOR, M. A dynamic systems theory approach to second language acquisition. Bilingualism, Language and Cognition, v. 10, n. 1, 7-21, 2007.

DE BOT, K.; Rates of Change: Timescales in Second Language Development. In: DÖRNYEI, Z.; MACINTYRE, P. D.; HENRY (orgs.). A. Motivational Dynamics in Language Learning. Bristol: British Library, 2015, 29-37.

DE LOS SANTOS, B. A produção da vogal átona final /e/ por porto-alegrenses aprendizes de espanhol como segunda língua (L2): uma investigação sobre atrito linguístico em ambiente de L2 não-dominante. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ELLIS, N. C.; LARSEN-FREEMAN, D. (orgs.). Language as a complex adaptive system. Boston: Wiley-Blackwell, 2009.

FLEGE, J. E. Second Language Speech Learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (org.). Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Timonium, MD: York Press, 1995, 233-277.

FLEGE, J. E.; BOHN, O.-S. The Revised Speech Learning Model (SLM-r). In: WAYLAND, R. (org.). Second Language Speech Learning: theoretical and empirical progress. Miami: Cambridge, 2021, 3-83.

HAN, Z.-H. (org.). Profiling learner language as a dynamic system. Bristol: Multilingual Matters, 2019.

HANNAN, E. Multiple Time Series. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1970.

HEERINGA, W.; SCHOORMANN, H.; PETERS, J. Cross-linguistic vowel variation in Saterland: Saterland Frisian, Low German, and High German. The Journal of The Acoustical Society of America, v. 137, n. 4, 2379-2379, 2015.

HEERINGA, W.; VAN DE VELDE, H. Visible Vowels: a Tool for the Visualization of Vowel Variation. In: INTERSPEECH, 18, 2017, Stockholm. Proceedings. Stockholm: DBLP, 2018, 4034-4035.

HEERINGA, W.; VAN DE VELDE, H. Visible Vowels. [Plataforma Online], 2023. Disponível em https://www.visiblevowels.org/ (26/03/2025).

HIVER, P. Complexity Theory as a Conceptual Framework for Language Teacher Research. In: NAKATA, Y.; KIM, T.; KIMURA, Y.; YANG, L. (orgs.). Language Teacher Motivation, Autonomy and Development in East Asia. Nova Iorque: Springer International Publishing, 2022a, 15-33.

HIVER, P. Methods for Complexity Theory in Individual Differences Research. In: LI, S.; HIVER, P.; PAPI, M. (orgs.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Individual Differences. Nova Iorque: Routledge, 2022b, 477-493.

HIVER, P.; AL-HOORIE, A. H.; EVANS, R. Complex dynamic systems theory in language learning: A scoping review of 25 years of research. Studies in Second Language Acquisition, v. 44, n. 4, 913-941, 2022.

HOLLAND, J. H. Studying complex adaptive systems. Journal of Systems Science and Complexity, v. 19, 1-8, 2006.

HOLT, L. L.; LOTTO, A. J. Cue weighting in auditory categorization: implications for first and second language acquisition. Journal of the Acoustical Society of America, v. 119, n. 5, 3059-3071, 2006.

HULSTIJN, J. Proximate and ultimate explanations of individual differences in language use and language acquisition. Dutch Journal of Applied Linguistics, v. 9, 21-37, 2020.

KOHLER, K. Einführung in die Phonetik des Deutschen. 2ª ed. Berlim: Schmidt, 1995.

KOHLER, K. German. In: INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION (org.). Handbook of the International Phonetic Association: A Guide to the Use of the International Phonetic Alphabet. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, 86-89.

KOHLER, K. Illustrations of the IPA: German. Journal of the International Phonetic Association, 20, 48–50, 1990.

JØRGENSEN, H. P. Die gespannten und ungespannten Vokale in der norddeutschen Hochsprache mit einer spezifischen Untersuchung der Struktur ihrer Formantenfrequenzen. Phonetica, v. 19, n. 1, 217-245, 1969.

JUNGES, M. N. Análise acústica-interlinguística das produções das vogais altas anteriores arredondadas do alemão padrão (AP) por falantes nativas do português brasileiro (PB). Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

JUNGES, M. N. Desenvolvimento vocálico do alemão como língua adicional por aprendizes do Sul do Brasil: análises de processo via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

JUNGES, M. N.; ALVES, U.K. Desenvolvimento da duração das vogais altas anteriores arredondadas [yː]-[ʏ] do Alemão Padrão (AP) por um falante nativo brasileiro em contexto de instrução fonética. Revista Investigações, v. 32, n. 2, 325-352, 2019.

JUNGES, M. N.; ALVES, U. K. Desenvolvimento da qualidade vocálica das vogais altas anteriores arredondadas [yː]-[ʏ] do Alemão Padrão (AP) por um falante nativo brasileiro em contexto de instrução fonética. In: AQUINO, M. (org.). Was du schon immer über Linguistik, Daf und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: Reflexões sobre Linguística, Ensino-Aprendizagem e Interculturalidade em língua alemã. São Paulo: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas., 2020, 72-93. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/470. (08/05/2024).

JUNGES, M. N.; ALVES, U.K. Duração relativa das vogais do alemão padrão (AP) por uma falante nativa brasileira: uma análise de processo via TSDC. Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 11, n. 1, 112–127, 2023. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/281 (12/03/2025).

KENT, R. D.; READ, C. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015.

LARSEN-FREEMAN, D. Complexity Theory. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (orgs.). Theories in Second Language Acquisition - an Introduction. Nova Iorque: Routledge, 2015, 227-244.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Nova Iorque: Oxford University Press, 2008.

LEHET, M.; HOLT, L. L. Dimension-Based Statistical Learning Affects Both Speech Perception and Production. Cognitive Science, v. 41, n. S4, 885-912, 2016.

LIMA JR., R. Análise longitudinal de vogais do inglês-L2 por brasileiros. Gradus: Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, v. 1, n. 1, 145-175, 2016.

LINDNER, G. Einführung in die experimentelle Phonetik. Berlim: Hueber, 1969.

LOWIE, W. Lost in state space? Methodological considerations in Complex Dynamic Theory approaches to second language development research. In: ORTEGA, L.; HAN, Z. (orgs.). Complexity Theory and Language Development: In celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins, 2017, 123-141.

LOWIE, W.; VERSPOOR, M. H. Individual Differences and the Ergodicity Problem. Language Learning, v. 69, 184-206, 2019.

LOWIE, W.; VERSPOOR, M. Variability and Variation in Second Language Acquisition Orders: A Dynamic Reevaluation. Language Learning: A Journal of Research in Language Studies, v. 65, n. 1, 63-88, 2015.

MEYER, J. Linguistische Phonetik. Stuttgart: Universität Stuttgart, 2010.

NIMZ, K. The perception of vowel quality and quantity by Turkish learners of German as a foreign language. In: RAIMY, E.; CAIRNS, C. E. (orgs.) The segment in phonetics and phonology. Hoboken: John Wiley, 2015, 253-66.

PEREYRON, L. A produção vocálica por falantes de espanhol (L1), inglês (L2) e português (L3): uma perspectiva dinâmica na (multi) direcionalidade da transferência linguística. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2017.

POLKA, L.; BOHN, O.-S. A cross‐language comparison of vowel perception in English‐learning and German‐learning infants. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 100, n. 1, 577-592, 1996.

POLKA, L.; BOHN, O.-S. Asymmetries in vowel perception. Speech Communication, v. 41, n. 1, 221-231, 2003. Elsevier BV.

POLKA, L.; BOHN, O.-S. Natural Referent Vowel (NRV) framework: An emerging view of early phonetic development. Journal of Phonetics, v. 39, n. 4, 467-478, 2011.

RAMERS, K.-H. Einführung in die Phonologie. München, Fink, 1998.

RUES, B.; REDECKER, B.; KOCH, E.; WALLRAFF, U.; SIMPSON, A. P. Phonetische Transkription des Deutschen. Ein Arbeitsbuch. Tübingen: Narr Verlag, 2009.

SANTANA, A. M. Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português): uma análise via sistemas dinâmicos complexos. TCC (Graduação em Letras) - Curso de Curso de Letras: Bacharelado, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/235383/001136988.pdf?sequence=1&isAllowed=y (12/03/2025).

SCHERESCHEWSKY, L. C. O Desenvolvimento de voice onset time em sistemas multilíngues (Português – L1, Inglês – L2 – e Francês – L3): discussões dinâmicas a partir de diferentes metodologias de análise e processo. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2021.

SCHOLL, A. P.: FINGER, I. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisa com bilíngues. Nonada-Letras em Revista, v. 2, n. 21, 1-17, 2013.

SCHOORMANN, H. E. Akustische Eigenschaften der Vokale des Saterfriesischen und seiner Kontaktsprachen. Tese (Doutorado em Linguística) - Curso de Germanistik, University of Oldenburg Press, Oldenburg, 2023. Disponível em: https://oops.uni-oldenburg.de/5867/ (10/01/2025).

SCHOORMANN, H.; HEERINGA, W.; PETERS, J. Standard German vowel productions by monolingual and trilingual speakers. International Journal of Bilingualism, v. 23, n. 1, 138-156, 2017.

SENDLMEIER, W. F. Der Einfluß von Qualität und Quantität auf die Perzeption betonter Vokale des Deutschen [The influence of quality and quantity on the perception of stressed German vowels]. Phonetica, v. 38, 291-308, 1981.

SENDLMEIER, W. F.; SEEBODE, J. Formantkarten des deutschen Vokalsystems. TU Berlin, Institut für Sprache und Kommunikation. Formanten sind die wichtigsten akustischen Korrelate einzelner Lautkategorien. 2010. Disponível em: https://www.static.tu.berlin/fileadmin/www/10002019/Forschung/Formantkarten_des_deutschen_Vokalsystems_01.pdf (10/01/2025).

STOCK, E.; HIRSCHFELD, U. Phonothek: Deutsch als Fremdsprache. Leipzig, Berlin, München: Langenscheidt, 1996 [2002].

STRANGE, W.; BOHN, O.-S. Dynamic specification of coarticulated German vowels: Perceptual and acoustical studies. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 104, n. 1, 488-504, 1998.

STRANGE, W. et al. Acoustic and perceptual similarity of North German and American English vowels. The Journal of the Acoustical Society of America, v. 115, n. 4, 1791-1807, 2004.

VAN GEERT, P. Vygotskian Dynamics of Development. Human Development, n. 37, 346-365, 1994.

VAN DIJK, M.; VERSPOOR, M.; LOWIE, W. Variability and DST. In: VERSPOOR, M.; de BOT, K.; LOWIE, W. (orgs.). A Dynamic Approach to Second Language Development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011, 55-84.

VERSPOOR, M.; LOWIE, W.; DE BOT, K. Variability as normal as apple pie. Linguistics Vanguard, v. 7, n. 2, 1-11, 2021.

XU, YI. In defense of lab speech. Journal of Phonetics, v. 38, n. 3, 329-336, 2010.

YU, H.; LOWIE, W. Dynamic Paths of Complexity and Accuracy in Second Language Speech: A Longitudinal Case Study of Chinese Learners. Applied Linguistics, 1-23, 2019.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MÁGAT NÁGELO JUNGES; UBIRATÃ KICKHÖFEL ALVES. Uma análise das realizações vocálicas por uma aprendiz brasileira de alemão: a qualidade vocálica . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. e240038, 2025. DOI: 10.11606/1982-8837e240039. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/235638.. Acesso em: 25 abr. 2025.