Witz/Blitz: fagulhas de luz na arte romântica segundo Walter Benjamin

Autor/innen

  • Elisa Ramalho Ortigão Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Artes Visuais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-883718262245

Abstract

O conceito de Witz, como aparece nos fragmentos de Friedrich Schlegel, publicados entre 1798 e 1800, está ligado ao entendimento estético e foi recuperado por Walter Benjamin em O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. O Witz faz parte da "terminologia filosófica" romântica, é um instante na reflexão crítica sobre uma obra de arte onde se dá o conhecimento súbito. O Witz opera na obra uma iluminação de diferentes níveis: semanticamente, aparece na obra como as figuras de estilo da subitaneidade, ou como parabase, a ruptura que autoexplica a obra. Witz, etimologicamente, seria uma corruptela de wissen (saber), e representado pela metáfora da luz. O termo original Witz mantém uma relação sonora com Blitz (relâmpago), é o saber que emerge à consciência subitamente, como um relâmpago, uma iluminação súbita da cena. Witz/Bliz constituem-se em um par conceitual, ou seja, a sonoridade dos termos permite um permuta visual e fonética que vem ao encontro das possibilidades semânticas, compondo um par de opostos.

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Veröffentlicht

2015-12-01

Ausgabe

Rubrik

Literatur/ Kulturwissenschaft

Zitationsvorschlag

ORTIGÃO, Elisa Ramalho. Witz/Blitz: fagulhas de luz na arte romântica segundo Walter Benjamin . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 26, p. 22–45, 2015. DOI: 10.1590/1982-883718262245. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/108851.. Acesso em: 24 nov. 2024.