A consultoria individual e o diário de aprendizagem como instrumentos para o desenvolvimento de autonomia no contexto de ensino de alemão como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-88371928101Palavras-chave:
Autonomia, Consultoria de Aprendizagem, Diário de Aprendizagem, Alemão como Língua EstrangeiraResumo
O presente artigo advoga a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento de estratégias de autonomia que possam contribuir para a conscientização de estudantes de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), em contexto universitário, sobre sua importância no processo de aprendizagem. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa junto a estudantes de graduação em Letras, Português-Alemão, de uma Universidade no Rio de Janeiro, com vistas a se verificar a influência do uso de recursos metodológicos como consultoria individual e diário de aprendizagem sobre sua percepção acerca de aspectos relacionados a aprendizado autônomo e centralidade do aprendiz no processo de aprendizagem/aquisição de ALE. Assim, nesse trabalho, serão discutidos não somente os resultados dessa pesquisa, mas também serão apresentados os principais pressupostos teóricos que balizaram a análise dos dadosDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Edição
Seção
Nao definida
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
FERREIRA, Mergenfel; MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. A consultoria individual e o diário de aprendizagem como instrumentos para o desenvolvimento de autonomia no contexto de ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 28, p. 101–123, 2016. DOI: 10.11606/1982-88371928101. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/119175.. Acesso em: 22 jul. 2024.