Crenças dos estudantes de Letras Português/Alemão: desafios, perspectivas e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837203130Palavras-chave:
Crenças discentes, Curso de Letras/Alemão, Motivações e expectativas profissionaisResumo
Aproximadamente cinquenta universidades brasileiras possuem algum tipo de estudo de Língua Alemã, sendo que dezessete delas oferecem a graduação em Letras com habilitação em Alemão, bacharelado ou licenciatura. O objetivo deste trabalho é analisar as crenças e expectativas dos estudantes de Letras/Alemão a respeito do curso que frequentam, a partir da realização de uma investigação em uma universidade pública do Estado do Paraná, em 2016. Com base em um questionário respondido por 18 alunos do Curso de Letras desta instituição, busca-mosidentificar os motivos que os levaram a optar pela licenciatura em Letras/Alemão e suas perspectivas de desenvolvimento profissional. A fundamentação teórica advém da perspectiva dos estudos de crenças discentes (SILVA 2007; BARCELOS2001), mais especificamente dos estudos de crenças de alunos acerca da aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia da pesquisa corresponde a um paradigma híbrido (KUCKARTZ 2014, 2016 e MAYRING 2015), com características de pesquisa qualitativa e quantitativa. Como resultado da pesquisa, entre outros aspectos, observou-se que a maioria dos alunos optou pelo curso de Letras/Alemão como forma de aprender essa língua e no futuro atuarem profissionalmente nessa área, seja no campo da Linguística, da Literatura ou da TraduçãoDownloads
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Publicado
2017-06-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
GARCÍA, André Luis Ming; REDE, Elisângela; MARTINY, Franciele Maria; VOERKEL, Paul. Crenças dos estudantes de Letras Português/Alemão: desafios, perspectivas e oportunidades. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 31, p. 30–59, 2017. DOI: 10.11606/1982-8837203130. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/133587.. Acesso em: 20 jul. 2024.