A crise da escola pública: o aprender a aprender
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767Palavras-chave:
escola pública, ensino médio, juventude, cultura contemporânea.Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo investigar que tipo de sujeito está sendo formado pela escola pública nos dias de hoje em que ocorrem profundas mudanças na cultura. A escola pública, em crise, ao mesmo tempo em que não tem conseguido efetivar um projeto educativo, também não tem preparado os jovens para o mercado de trabalho, nem transmitindo informações e conhecimentos tecnológicos, nem exercendo um papel de disciplinadora da mão de obra. Foram investigados dois estabelecimentos escolares públicos de ensino médio da capital paulista, onde os jovens alunos participaram de sessões de entrevistas coletivas e responderam a um questionário fechado. A educação escolar oferecida consistia apenas no desenvolvimento da habilidade de "aprendera aprender" que, em última instância, significa o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a uma vida social cuja tônica é a ausência de autoridade, crise de valores e critérios.Downloads
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Publicado
2002-03-06
Edição
Seção
Artigos
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Souza, R. M. de. (2002). A crise da escola pública: o aprender a aprender. Plural, 9, 103-120. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767