Forró de vinil: notas sobre o Baile dos Ratos no evento SP na Rua
DOI :
https://doi.org/10.11606/5gtatt57Mots-clés :
música, forró de vinil, etnografia, experiências juvenis, memóriaRésumé
Esse trabalho foi realizado para a disciplina de Pós-graduação do Departamento de Antropologia da USP: “Música, localidade e marcadores sociais da diferença”, ministrada pelo professor Gibran Teixeira Braga, no segundo semestre de 2019. Trata-se de uma etnografia do evento SP na Rua, tendo como foco de atenção a apresentação do coletivo Baile dos Ratos fazendo discotecagem de forró no evento. O artigo busca, por meio da etnografia, compreender a dinâmica geracional entre os DJs entrevistados, os artistas de outrora e as casas especializadas no ritmo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALFONSI, D. A. Para todos os gostos: um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró. 2007. Dissertação (Antropologia Social) - Departamento de Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letra e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
DREYFUS, Dominque. A vida do viajante: A saga de Luiz Gonzaga. São Paulo: Editora, 34, 1996.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no Pedaço – cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Huicitec/ Ed. UNESP. 1998. 2ª Ed. 166 p.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista brasileira de ciências sociais. São Paulo, n. 49, v. 17, p. 11- 29, jun. 2002.
SILVA, E. L. Forró no asfalto: mercado e identidade sociocultural. São Paulo: Anablume; Fapesp, 2003.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Diego Corrêa de Araújo 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.