Viradas Culturais nas periferias de SP

Auteurs

  • Vinícius Spira Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Virada Cultural, São Paulo, periferia, CEUs, CEU Vila Rubi

Résumé

Na noite da Virada, cheguei por volta das dezenove horas ao CEU Vila Rubi, para ficar algumas horas e voltar para o centro. Os fatos observados apontam para a Virada como momento especial de produção de maior diversidade intergrupal no CEU, em direção à definição clássica de espaço público, ainda que esta diversidade envolva frequentadores do entorno do CEU. Este me parece o ponto mais importante a ressaltar desta visita, e quase todos os outros de alguma forma relacionam-se a ele.

Biographie de l'auteur

  • Vinícius Spira, Universidade de São Paulo

    Doutor e mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP, com graduação em Ciências Sociais (2011) e Arquitetura (2003) também pela USP. Suas pesquisas dedicam-se a estudar as dinâmicas culturais e políticas das práticas cotidianas em sua relação com processos de formação de territórios e subjetividades. Realizou intercâmbio de estudos em arquitetura por um ano na Universidade do Porto (Portugal, 1999/2000). Estudou fotografia (FAU-USP, 1999 e com o fotógrafo Carlos Moreira, 2011).

Téléchargements

Publiée

2012-07-30

Numéro

Rubrique

Etnográficas

Comment citer

Spira, V. (2012). Viradas Culturais nas periferias de SP. Ponto Urbe, 10, 1-5. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217356