Casa nova, etiqueta nova: etnografia da política de reassentamento urbano em Manaus (Amazonas)

Auteurs

  • Marcia Elisa Freire Meneghini
  • Thereza Cristina Cardoso Menezes

DOI :

https://doi.org/10.11606/dtpt7f41

Mots-clés :

Amazônia, políticas de habitação urbana, PROSAMIM

Résumé

Este artigo analisa as praticas de promoção de etiqueta urbana, promovidas pelos técnicos do Governo do Estado do Amazonas (GEA), como parte integrante do conjunto de ações socioambientais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O artigo tem por base uma pesquisa etnográfica intensiva, realizada no Parque Residencial Manaus (PRM), um reassentamento situado entre ruas de grande circulação no Centro, na zona sul da cidade. A investigação buscou reconstituir o campo que tornou tais praticas possíveis, os atores que delas participaram e os efeitos sociais produzidos. Dessa forma, procura compreender as políticas de reordenamento territorial como espaços de disputa e negociação, que evidenciam formas distintas de ocupar, conceber e se apropriar do espaço urbano.

 

Références

BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Reassentamento involuntário: política operacional e documento de antecedentes. Washington, DC. Out. 1998. Nº IND-103.

BOURDIEU, Pierre. Espírito de Estado: gênese e estrutura do campo burocrático. In: Razões práticas. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre; SAYAD, Abdelmalek. A dominação colonial e o sabir cultural. In: Dossiê Pierre Bourdieu no campo. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n.26, jun, 2006.

DOI : 10.1590/S0104-44782006000100005

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

CURSO de etiqueta urbana e social. Manaus: UGPI, fev/ 2011.

ELIAS, Norbert. Sociedade de Corte. Lisboa: Editorial Estampa, 1987.

ELIAS, Norbert. Sobre el tiempo. México: Fondo de Cultura Econômica, 1989.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994 (vol 1).

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36 ed. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2009.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: LCT, 2008.

HERZFELD, Michael. Intimidade cultural: poética social no Estado-Nação. Lisboa/ Portugal: Edições 70, 2008.

KALIL, Glória. Alô, chics: na linha com Glória Kalil. São Paulo: Ediouro, 2008.

LEMOS, Janeth de Araujo. Vivendo a transição de ambiente de moradia: um estudo com moradores do Parque Residencial Manaus – Prosamim. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPG/CASA). Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2010.

LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org). Sobre gestar e gerir a desigualdade: pontos de investigação e diálogo. In: Gestar e gerir: estudos para uma antropologia da administração pública no Brasil. Rio de Janeiro: RelumeDumará; Núcleo de Antropologia Política/ UFRJ, 2002 (Coleção Antropologia da Política; 18).

MANUAL do Proprietário: conhecendo e cuidando da sua residência. Manaus: GEA/ UGPI, 2007.

MENEGHINI, Marcia Elisa Freire. A construção de uma nova etiqueta urbana e ambiental: um estudo etnográfico do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS). Universidade Federal do Amazonas, 2012.

PROSAMIM capacita e orienta beneficiários. Manaus: Governo do Amazonas/ UGPI, 2011.

QUEIROZ, Aldenira Rodrigues. Prosamim: desafios de implantação e infraestrutura de saneamento e ocupação do solo urbano na cidade de Manaus, Amazonas. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPG/CASA). Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2009.

RIBEIRO, Celia. Boas maneiras à mesa: comer e beber segundo as regras de etiqueta moderna. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.

ROP (Regulamento Operacional do Prosamim). 1º Financiamento. Manaus: GEA/ UGPI, 2007.

WEBER, Max. Economia e sociedade. 4 ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004 (vol 1).

Téléchargements

Publiée

2013-07-30

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Meneghini, M. E. F. ., & Menezes, T. C. C. (2013). Casa nova, etiqueta nova: etnografia da política de reassentamento urbano em Manaus (Amazonas). Ponto Urbe, 12, 1-20. https://doi.org/10.11606/dtpt7f41