Identidade negra e condição de classe: construções identitárias de adolescentes negros de elite em uma escola privada de Belo Horizonte-MG

Auteurs

  • Sandra Pereira Tosta
  • Pollyanna Nicodemos Alves

DOI :

https://doi.org/10.11606/e93vh772

Mots-clés :

adolescentes negros, classe média e alta, identidade etnicorracial, escola particular de Belo Horizonte-MG/Brasil

Résumé

Este artigo resulta de dissertação desenvolvida e concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, na linha de pesquisa: Educação, Cotidiano e Diferença Cultural. Trata-se de uma etnografia que teve por objetivo central compreender o processo de construção da identidade de adolescentes negros de classes média e alta, alunos do ensino médio em uma escola da rede privada de Belo Horizonte/MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização, sociabilidades e aprendizagem. Especialmente identidades etnicorraciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros é, historicamente, muito restrita, e invisível nas pesquisas da área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para características perceptíveis (cabelo e cor de pele). No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Ao final, foi possível compreender o modo como estudantes negros de classes média e alta estão inseridos na escola privada e como essa inserção e suas vivências configuram construções identitárias.

This article results from the thesis developed and completed in 2010 in the PostGraduate Programme in  Education of Pontifical Catholic University of Minas Gerais, in the line of research: Education , Daily Life and Cultural Difference.  This is an ethnographic study aimed to understand the process of identity construction of black teens of middle and upper classes, students at a private school from Belo Horizonte / MG . The school was considered as a privileged space to observe how constructions of identities occur between dynamics of socialization, sociability and learning. Especially ethnic-racial identities in contexts that the presence of black students is invisible and historically limited in that research area. The results showed that black teenagers reveal contradictions about his black condition as black, especially perceptual characteristics (hair and skin color). Regarding to the socialization of black teens with their fellow, they, sometimes, experience situations of racial prejudice and discriminatory treatment such as nicknames. At the end, it was possible to understand how black students from middle and upperclasses are inserted in private schools and how this integration constitutes construction of identities.

Références

ADESKY, Jacques. Racismos e anti- racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. (2005).

BARBOSA, Irene Maria Ferreira.Socialização e Relações Raciais: Um estudo de família negra em Campinas. FFLCH/USP, 1983.

BOURDIEU, Pierre. et al. A profissão de sociólogo – preliminares epistemológicas. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

DAMATTA, Roberto. Relativizando. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

DAMATTA, Roberto. Relativizando- uma introdução à Antropologia Social. 3. Ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

DAUSTER, T. "Relativização e educação - Usos da antropologia na educação". Trabalho apresentado no XIII Encontro Anual da Anpocs, outubro de 1989.

FIGUEIREDO, Ângela. Fora do jogo: Experiência dos negros na classe média brasileira. Cadernos Pagu (23) julho-dezembro, p.199-228 de 2004.

FIGUEIREDO, Ângela Novas elites de cor: estudo sobre os profissionais liberais negros de Salvador. São Paulo: Annablume, 2002.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. São Paulo: Zahar, 1982.

GOMES. Nilma Lino. Diversidade étnico – racial e Educação no contexto brasileiro. In: Um olhar além das fronteiras, educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GOMES. Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo. V.29.n.04, p. 167 – 182. Jan/Jun. 2003.

GOMES. Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolo da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.

LABORNE, Ana Amélia de Paula. Por essa porta fechada, outras tiveram que se abrir - identidade racial e trajetórias de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós- Graduação em Educação, Belo Horizonte.

LOPES, Helena Theodoro. Educação e identidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo: n.º 63, nov. 1987. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/739.pdf. Acesso: 15/09/2010.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo. V. 17, N° 49, junho/2002.

DOI : 10.1590/S0102-69092002000200002

MARRA, Célia Santos; TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. Identidade. In: Enciclopédia INTERCOM de comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação, 2010.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naif, 2003

MUNANGA, Kabengele. Com a educação o quadro vai mudar. In: Revista Raça Brasil. São Paulo, nº. 148, p. 12 – 15, Out. 2010.

MUNANGA, Kabengele. apud, GOMES. Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolo da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 02-17.

NICODEMOS, Pollyanna Alves. Sobre construções identitárias de adolescentes negros de classe média: um estudo de caso em uma escola particular de Belo Horizonte – MG. 2011. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós- Graduação em Educação, Belo Horizonte.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito de marca – As relações raciais em Itapetinga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 1998.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo: Olhar, ouvir, escrever. In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo São Paulo: UNESP – Paralelo 15, 2000.

PIZZA, Edith. Branco no Brasil ninguém sabe ninguém viu. In: GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo & HUNTLEY, Lynn (Orgs.). Tirando a máscara – Ensaios sobre o racismo no Brasil, São Paulo: Paz e Terra. 2000.

ROCHA, Gilmar, TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SANTANA, Ivo de. Executivos negros em organizações bancárias de salvador: dramas e tramas do processo de ascensão social. Afro-Ásia (UFBA), Salvador, v.23, n.1, p.199-239, 2000.

DOI : 10.9771/aa.v0i23.20983

SILVA, Bernardete Aparecida da Silveira et al. A identidade afro – brasileira no contexto escolar. Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Pró – Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX - Belo Horizonte – 2005.

SILVA, Hélio R. S. “A situação etnográfica: andar e ver”. In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 171-188, jul./dez., 2009.

DOI : 10.1590/S0104-71832009000200008

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Formação da identidade e socialização no limoeiro. Caderno de pesquisa, nº. 63, nov. 1987. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/668.pdfb . Acesso em: 15/09/2010.

SOARES, Reinaldo da Silva. Negros de classe média em São Paulo: Estilo de vida e identidade negra. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social, São Paulo.

SOUZA. Neuza Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

VELHO, Gilberto. Subjetividade e sociedade: uma experiência da geração. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

VELHO, Gilberto. Um antropólogo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.

Téléchargements

Publiée

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Tosta, S. P. ., & Alves, P. N. . (2013). Identidade negra e condição de classe: construções identitárias de adolescentes negros de elite em uma escola privada de Belo Horizonte-MG. Ponto Urbe, 13, 1-24. https://doi.org/10.11606/e93vh772