Masculinidade e consumo de bebidas alcoólicas: a construção de maneiras de beber

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4000/pontourbe.1820

Palabras clave:

masculinidade, bebidas alcoólicas, Porto Alegre, Antropologia urbana, gênero

Resumen

A partir de uma perspectiva de gênero, o presente trabalho trata da relação entre masculinidade e consumo de bebidas alcoólicas. Este estudo constitui-se de uma pesquisa etnográfica, desenvolvida de março a outubro de 2010, entre uma rede de indivíduos que frequenta cotidianamente o mesmo bar, localizado na cidade de Porto Alegre. A investigação incidiu nas regras sociais que configuram as concepções positivas e negativas das maneiras de beber neste campo, bem como nos valores que sustentam tais noções. A pesquisa objetivou compreender as permissões e as transgressões do consumo alcoólico para estas pessoas, de modo a apreender os significados atribuídos a esta prática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Doering Zanella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Antropologia Social pela mesma universidade, Especialista em Vigilância em Saúde, pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolvi pesquisas sobre drogas e produção de conhecimento nas Ciências Médicas e tenho interesse nas temáticas do gênero, ciência, corpo, saúde e doença. Conclui pesquisa de doutorado sobre a reemergência da epidemia de sífilis no Brasil. 

Referencias

COSTA, Rosely G. Da. Mediando oposições: sobre as críticas aos estudos de masculinidades. In: ALMEIDA, H. B. De et al (orgs.). Gênero em matizes. Bragança Paulista, EDUSF. 2002.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro, UFRJ. 2004.

FIORE, Maurício. Algumas reflexões sobre os discursos médicos sobre o uso de "drogas". Encontro anual Associação Nacional Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, MG. São Paulo: ANPOCS, 2002. Disponível em:

LOPES, Adriana D.; MAGALHÃES, Naiara. A Boia da Prevenção. Veja, São Paulo, nº 36, set. 2009, pp. 86-93.

MONTEIRO, Marko. Sujeito, gênero e masculinidade. In: ALMEIDA, H. B. De et al (orgs.). Gênero em matizes. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

NEVES, Delma Pessanha. O Consumo de Bebidas Alcoólicas: Prescrições Sociais. BIB. São Paulo: n. 55, p. 73-98, 1º sem. 2003.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. In: Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 2000, vol.8

Publicado

2011-12-30

Número

Sección

Graduação em Campo

Cómo citar

Zanella, E. D. . (2011). Masculinidade e consumo de bebidas alcoólicas: a construção de maneiras de beber. Ponto Urbe, 9, 1-7. https://doi.org/10.4000/pontourbe.1820