Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade

Autores

  • Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Maria Almeida Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300004

Palavras-chave:

Brincadeiras, Interação criança-criança, Aprendizagem com parceiro

Resumo

Estudando crianças de 19 a 31 meses, numa perspectiva sociointeracionista, exploram-se diferentes situações de brincadeira com o parceiro de idade que parecem instigar aquisições e aprendizagens. O brincar é concebido como um espaço privilegiado de observação pelo valor motivacional prevalente que tem para as crianças. Por meio da brincadeira, ou mesmo para brincar, a criança lança mão de diversas estratégias na tentativa de resolver seus problemas (introduzir-se em um arranjo social já configurado, dirimir um conflito; chamar a atenção do parceiro, tecer o enredo do episódio, conseguir um resultado semelhante com o mesmo objeto etc.). Com este trabalho pretendeu-se evidenciar a potencialidade de diversos caminhos de aprendizagem sobre eventos físicos quando as crianças lidam com objetos deixados à sua disposição. Nos episódios selecionados para análise foi possível identificar quatro dinâmicas interacionais que revelam estratégias utilizadas pelas crianças em ações cooperativas que podem conduzir a aprendizagens e evidenciam que, mesmo bem pequenas, elas refletem sobre suas próprias ações e as de seus parceiros. Discutem-se algumas implicações teóricas e educacionais dessas evidências.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aprendendo sobre eventos físicos com parceiros de idade. (2009). Psicologia USP, 20(3), 355-373. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300004