Desenvolvimento do conceito de espaço em crianças e a educação infantil

Autores

  • Maria Cecília Antunes de Aguiar Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300006

Palavras-chave:

Formação de conceito, Intuição, Educação infantil, Ensino de Matemática, Prática pedagógica

Resumo

Orientando-se pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, empreendeu-se uma análise de um episódio videogravado, com 10 crianças de 9 a 17 meses, no berçário de uma creche pública, para identificar esquemas do conceito de espaço estabelecidos espontaneamente pelas crianças, especialmente quanto à localização e orientação espaciais. A seleção do episódio envolveu a observação e revisão de 1320 minutos de registros em vídeo. O esquema de empurrar uma mesa foi o mais utilizado pelas crianças para deslocá-la, ajustando-se e sendo até substituído pelo esquema de puxar quando a mesa era detida. O repertório de ações utilizado e a participação de seis das 10 crianças indicam um compartilhamento do significado da brincadeira e sugerem que elas são motivadas a experimentar e a obter informações sobre o espaço (regras, conceitos e teoremas) de modo mais avançado do que o esperado. A situação lúdica proporcionou também a oportunidade de aquisição de noções de outros campos conceituais.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento do conceito de espaço em crianças e a educação infantil. (2009). Psicologia USP, 20(3), 389-415. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300006