A infância pesquisada
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300009Palavras-chave:
Infância, Ciências Sociais, Crianças, CulturaResumo
O artigo apresenta as ideias referenciais da pesquisa que tematiza a infância em diferentes campos do conhecimento, em especial nas ciências sociais, apontando os caminhos pelos quais a criança passa a ser concebida como ator social e como produtora de cultura e de significados. Argumenta-se que a infância demanda estudos interdisciplinares e processos flexíveis de pesquisa e que a complexidade contemporânea demanda a ruptura com um conjunto de dicotomias entre crianças e adultos, criadas na modernidade. Embora já exista um corpo interdisciplinar de estudos sobre as crianças, considera-se que, sendo a infância um fenômeno híbrido, produzido na intersecção de aspectos biológicos e sociais, sua compreensão requer maior integração de disciplinas das ciências sociais e naturais.Downloads
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Publicado
09/01/2009
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
A infância pesquisada. (2009). Psicologia USP, 20(3), 465-480. https://doi.org/10.1590/S0103-65642009000300009