¿Qué es historia, carta y noticia de periódico?" La definición de textos por niños

Autores/as

  • Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula da Silva Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133613

Resumen

O desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.

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Publicado

2014-08-01

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

¿Qué es historia, carta y noticia de periódico?" La definición de textos por niños. (2014). Psicologia USP, 25(2), 180-188. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133613