¿Qué es historia, carta y noticia de periódico?" La definición de textos por niños
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133613Resumen
O desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.Descargas
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Publicado
2014-08-01
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Artículos Originales
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Cómo citar
¿Qué es historia, carta y noticia de periódico?" La definición de textos por niños. (2014). Psicologia USP, 25(2), 180-188. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133613