O cientista que ensinava

Auteurs

  • Rachel Rodrigues Kerbauy Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100011

Mots-clés :

Keller^i1^sFred Simm, Keller^i1^s1899-1, Aprendizagem, Análise do comportamento, Métodos de ensino, Psicologia experimental, História da Psicologia

Résumé

Este artigo procura descrever o trabalho de Fred. S. Keller como cientista e educador. São detalhados comportamentos que explicam o sucesso do professor e divulgador da análise experimental do comportamento. Além das análises da pessoa e do cientista Keller, realizadas pelo autor, foram incluídos depoimentos de colaboradores e ex-alunos. Destaca-se uma maneira de ensinar, através do ouvir, perguntar e fornecer sugestões que parecem ser o ponto básico do comportamento de Keller. Embora nem sempre seja explicitado, está contido no artigo seu amor e respeito pelas pessoas. São apresentadas de forma resumida as contribuições mais importantes da obra de Keller: o ensino do código Morse, a aplicação da análise do comportamento e o plano Keller, um sistema de ensino personalizado.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

1996-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Comment citer

O cientista que ensinava . (1996). Psicologia USP, 7(1-2), 225-245. https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100011