La constitución del concepto del yo en la metapsicología freudiana
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420130018Resumen
Este artigo analisa o processo de constituição do conceito de eu na metapsicologia freudiana, desde o Projeto de uma psicologia científica (1895), passando por seu "retorno" a partir dos trabalhos sobre o narcisismo e a releitura da tópica em O eu o isso (1923), em decorrência de Para além do princípio do prazer (1920). Tal divisão de sua obra indica as relações do conceito de eu com importantes pilares de sua metapsicologia, como a teoria pulsional e tópica. Assim, submetê-lo a uma investigação capaz de detectar seus princípios norteadores e condições de possibilidade constitui-se como uma importante ferramenta para a análise de algumas ambiguidades presentes no pensamento de Freud.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
