Teaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusion

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2020.191370

Keywords:

Anthropology teaching, Academic literacy, Inclusion, Affirmative actions

Abstract

In this article, we present and reflect on an initiative that we have carried out with undergraduate social sciences
students who were taking the compulsory courses for their bachelor’s degree. We of fered them, alongside the course, workshops
for the reading of anthropological texts in the English language. Based on the premise that it is necessary to qualify students for
reading in foreign languages, in this text, we of fer, on the one hand, an account of a pilot teaching experience and, on the other
hand, we seek to contribute to the reflection on the role of the university professors in the academic literacy of our students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Laura Moutinho, Universidade de São Paulo

    Laura Moutinho é professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Antropologia e coordenadora do PPGAS, ambos da USP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP). Coordena a Comissão Editorial de Periódicos Científicos (ABA) e o Comitê Estudos Africanos (ABA). Coordena 3 acordos de cooperação internacional com universidades sul-africanas: FFLCH/USP e a Wits University, Stellenbosch University e a University of Western Cape. É bolsista produtividade do CNPq e tem apoio da FAPESP.

  • Thais Tiriba, Universidade de São Paulo

    Thais Tiriba é Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/ USP), com financiamento da FAPESP (Processo:19/01498-9). Mestra em Antropologia Social pela mesma instituição (PPGAS/USP 2016). Possui bacharelado (2013) e licenciatura (2019) em Ciências Sociais também pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP). Desenvolve pesquisas na área de relações de gênero, relações raciais, mercados matrimoniais transnacionais e conjugalidades contemporâneas no Brasil, Alemanha e África do Sul.

  • Rodrigo Brusco, Universidade de São Paulo

    Rodrigo Brusco é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/USP e doutorando na mesma instituição, além de Sócio Colaborador da Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP). Desde 2018 realiza pesquisa etnográfica junto ao povo Kawaiwete do Xingu. Tem interesse e atua na área de Antropologia, nos temas: etnologia indígena, transformação indígena, parentesco e teoria antropológica. Seu doutoramento é realizado com financiamento da FAPESP (Processo:19/00170-0).

References

ALMEIDA, Wilson Mesquita de. 2014. Estudantes com desvantagens sociais e os desafios da permanência na universidade pública. PIOTTO, Débora C. (Org.). Camadas populares e universidades públicas. Trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores.

BORGES, Antonádia. 2020. Very rural ackground: os desafios da composição terra da África do Sul e do Zimbábue à chamada educação superior. Revista de Antropologia, 63(3), e178183. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2020.178183

AMIT, Vered. 2004. Biographical Dictionary of Social and Cultural Anthropology. New York: outledge. DUBBELD, Bernard. 2021. Granting the Future? The Temporality of Cash Transfers in the South African Countryside. Revista de Antropologia, 64(2), e186648. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.186648

FERREIRA, Marília Mendes; STELLA, Vivian Cristina Rio. 2018. Redação acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. São Paulo: FFLCH Humanitas.

HERSKOVITS, Melville J. 1944. Review of The Nuer: a Description of the Modes of Livelihood and Political Institutions of a Nilotic People” by E. E. Evans Pritchard. American Anthropologist (46), issue 3, 396/400 https://doi.org/10.1525/aa.1944.46.3.02a00160

LIMA, Marcia. 2018. A produção de conhecimento em tempos de conflito: o lugar das Ciências Sociais. Revista de Antropologia, 61(1), 95-102. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.145516

LOPES, Pedro & MOUTINHO, Laura. 2012. Uma Nação de Onze Línguas? Diversidade social e linguística nas novas configurações de poder na África do Sul. Tomo (UFS), v. 20, p. 27-57. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i20.859

LOPES, Pedro. 2019. Deficiência como categoria do Sul Global: primeiras aproximações com a África do Sul. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66923. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366923

MATEBENI, Zethu. 2017. Perspectivas do Sul sobre relações de gênero e sexualidades: uma intervenção queer. Revista de Antropologia, 60(3), 26-44. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.141826

MOUTINHO, Laura. 2015. On The other side? Das implicações morais de certos horizontes imaginativos na África do Sul. Anuário Antropológico, v. 40, p. 77-97, 2015.

MOUTINHO, Laura. 2004. Razão, “Cor” e Desejo: Uma Análise Comparativa sobre Relacionamentos Afetivo-Sexuais “inter-raciais” no Brasil e na África do Sul. São Paulo: UNESP. 450p

MOUTINHO, Laura. 2012. Sobre danos, dores e reparações: The Moral Regenaration Movement - controvérsias morais e tensões religiosas na ordem democrática sul africana. In: TRAJANO FILHO, Wilson. (Org.). Travessias antropológicas: estudos em contextos africanos. 1ed.Brasília: ABA, pp. 10-36.

NETTO, Lucia Regina Fonseca. 2012. Inglês Instrumental. Ilhéus: Editora da UESC, 2012.

NEVES, Paulo S. C; FARO, André & SCHMITZ, Heike. (2016). As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(90), 127-160. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100006

NEVES, Paulo Sérgio da Costa, MOUTINHO, Laura & SCHWARCZ, Lilia. 2019. Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66960-e66960. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960

TIRIBA, Thais Henriques. 2019. Sugar relationships: sexo, afeto e consumo na África do Sul e no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66921. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366921

Published

2021-10-22

Issue

Section

Experiências de inclusão

How to Cite

Moutinho, L., Tiriba, T. ., & Brusco, R. (2021). Teaching anthropology in English: reflections on an experience of inclusion. Revista De Antropologia, 64(3), e191370. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2020.191370