Ensino de Antropologia em inglês: reflexões sobre uma experiência de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2020.191370Palabras clave:
Ensino de antropologia, Letramento acadêmico, Inclusão, Ações afirmativasResumen
Neste artigo, apresentamos e refletimos sobre uma iniciativa que conduzimos junto a disciplinas obrigatórias de antropologia na qual oferecemos a alunas e alunos do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo oficinas de capacitação para leitura de textos antropológicos em língua inglesa. Com o amparo da premissa de que é necessário qualificar estudantes para leitura em idiomas estrangeiros, nesse texto, oferecemos, por um lado, um relato de uma experiência docente piloto e, por outro lado, procuramos contribuir para a reflexão sobre o papel da docência no letramento acadêmico de nossas e nossos estudantes.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. 2014. Estudantes com desvantagens sociais e os desafios da permanência na universidade pública. PIOTTO, Débora C. (Org.). Camadas populares e universidades públicas. Trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores.
BORGES, Antonádia. 2020. Very rural ackground: os desafios da composição terra da África do Sul e do Zimbábue à chamada educação superior. Revista de Antropologia, 63(3), e178183. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2020.178183
AMIT, Vered. 2004. Biographical Dictionary of Social and Cultural Anthropology. New York: outledge. DUBBELD, Bernard. 2021. Granting the Future? The Temporality of Cash Transfers in the South African Countryside. Revista de Antropologia, 64(2), e186648. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.186648
FERREIRA, Marília Mendes; STELLA, Vivian Cristina Rio. 2018. Redação acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. São Paulo: FFLCH Humanitas.
HERSKOVITS, Melville J. 1944. Review of The Nuer: a Description of the Modes of Livelihood and Political Institutions of a Nilotic People” by E. E. Evans Pritchard. American Anthropologist (46), issue 3, 396/400 https://doi.org/10.1525/aa.1944.46.3.02a00160
LIMA, Marcia. 2018. A produção de conhecimento em tempos de conflito: o lugar das Ciências Sociais. Revista de Antropologia, 61(1), 95-102. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2018.145516
LOPES, Pedro & MOUTINHO, Laura. 2012. Uma Nação de Onze Línguas? Diversidade social e linguística nas novas configurações de poder na África do Sul. Tomo (UFS), v. 20, p. 27-57. https://doi.org/10.21669/tomo.v0i20.859
LOPES, Pedro. 2019. Deficiência como categoria do Sul Global: primeiras aproximações com a África do Sul. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66923. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366923
MATEBENI, Zethu. 2017. Perspectivas do Sul sobre relações de gênero e sexualidades: uma intervenção queer. Revista de Antropologia, 60(3), 26-44. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.141826
MOUTINHO, Laura. 2015. On The other side? Das implicações morais de certos horizontes imaginativos na África do Sul. Anuário Antropológico, v. 40, p. 77-97, 2015.
MOUTINHO, Laura. 2004. Razão, “Cor” e Desejo: Uma Análise Comparativa sobre Relacionamentos Afetivo-Sexuais “inter-raciais” no Brasil e na África do Sul. São Paulo: UNESP. 450p
MOUTINHO, Laura. 2012. Sobre danos, dores e reparações: The Moral Regenaration Movement - controvérsias morais e tensões religiosas na ordem democrática sul africana. In: TRAJANO FILHO, Wilson. (Org.). Travessias antropológicas: estudos em contextos africanos. 1ed.Brasília: ABA, pp. 10-36.
NETTO, Lucia Regina Fonseca. 2012. Inglês Instrumental. Ilhéus: Editora da UESC, 2012.
NEVES, Paulo S. C; FARO, André & SCHMITZ, Heike. (2016). As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(90), 127-160. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100006
NEVES, Paulo Sérgio da Costa, MOUTINHO, Laura & SCHWARCZ, Lilia. 2019. Herança colonial confrontada: reflexões sobre África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66960-e66960. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366960
TIRIBA, Thais Henriques. 2019. Sugar relationships: sexo, afeto e consumo na África do Sul e no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 27, p. e66921. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n366921
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Antropologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).