Nos caminhos da lama: diálogos entre oleiras e marisqueiras através das fronteiras etnográficas sul-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.210461

Palavras-chave:

marisqueiras, oleiras, Kichwa Lamas, Itaparica, lama/barro

Resumo

Este artigo compõe diálogos entre a antropologia indígena e a antropologia de comunidades pesqueiras. Analisa as técnicas produtivas e experiências corporais que mulheres oleiras e mulheres marisqueiras tecem com a lama em seus aspectos sensíveis e conceituais. Parte da noção de lama/barro, como entidade viva que possui dinâmicas materiais, históricas e afetivas singulares em cada contexto etnográfico. Assim, percorre relatos de mulheres das comunidades kichwa lamas na Amazônia Peruana e da Ilha de Itaparica na Costa Atlântica brasileira que, nos interstícios do antropo/capitaloceno, persistem nos caminhos da lama e da lua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Yara. 2018. “As mães que enraízam e o mundo que gira: criação e movimento no Vale do Jequitinhonha-MG”. Tessituras, 6(2): 193-213.

BARTRA DEL CASTILLO, Juana & NARVAEZ VARGAS, Luis Alfred. 2012. Chazuta: arte ancestral. Tarapoto, Gobierno Regional de San Martín.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2016. “Corpo terra – tempo Lua: reflexões sobre o chão e a incerteza entre os quéchua-lamas da Alta Amazônia peruana”. In: VOLZ, Jochen & RJEILLE, Isabella. 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza viva. Dias de estudo. Pesquisa para a 32ª Bienal em Santiago, Chile; Acra, Gana; Lamas, Peru; Cuiabá e São Paulo. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo; pp. 47-53.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2017. Cerámica tradicional Kichwa Lamas de Wayku. Lima, Ministerio de Cultura.

BELAUNDE, Luisa Elvira & NIETO MORENO, Juana Valentina. 2023. “Cosmo-climatología amazónica: friaje, menstruación y conexiones femeninas murui”. Revista Española de Antropología Americana, 53(2): 281-296. DOI: https://doi.org/10.5209/reaa.84466.

BOUDIA et al. 2018. “Residues: Rethinking chemical environments”. Engaging Science, Technology, and Society, 4: 165-178. DOI:10.17351/ests2018.245.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2023. Atlas dos manguezais do Brasil. Brasília, Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação, 2018. Disponível em: https://ava.icmbio.gov.br/pluginfile.php/4592/mod_data/ content/ 14085/atlas%20dos_manguezais_do_brasil.pdf.

CARDENAS PIEDRAHITA, Angélica María. 2017. Sentidos e significados em la práctica cerâmica de la mujer Sarayacu. Ecuador, These de mestrado, Universidad Andina Simón Bolivar.

CARNEIRO, Ana. 2010. O povo parente dos buracos: mexida de prosa e cozinha. Rio de Janeiro ,Tese de doutorado em Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Antropologia Social, PPGAS/MN-UFRJ.

CARNEIRO, Ana. 2020. “Le temps des visites: philosophie politique de la maison dans une localité du Sertão de Minas Gerais”. BRÉSIL(S) – Sciences Humaines et Sociales, 1: 2-21.

CHAPARRO, Anahi. 2020. “Entrelazamientos entre cuerpos y territorio en la crianza Kichwa Lamista”. Amazonía Peruana, 16(33): 87-108.

CHAPARRO, Anahi. 2021. “Redes territoriales: relaciones de crianza kichwa lamista y San Martín como ‘región verde’”. Anthropologica, 49(46): 37-79. DOI: https://doi.org/10.18800/anthropologica.202101.002.

DAHDOUH-GUEBAS et al. 2020. “Public perceptions of mangrove forests matter for their conservation”. Frontiers in Marine Science, 7. Disponível em: 603651. 10.3389/fmars.2020.603651.

DAINESE, Graziele; CARNEIRO, Ana & MENASCHE, Renata. 2018. “Casa e corporalidade em contextos camponeses e de povos tradicionais”. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, 6: 4-8.

HARAWAY, Donna J. 2016. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham, Duke University Press.

INGOLD, Tim. 2011. Being alive: essays on movement, knowledge and description. London, Routledge.

INGOLD, Tim. [2013] 2018. Marcher avec les dragons. Paris, Zones Sensibles

KIRKSEY, S. Eben & HELMERICH, Stefan. 2010. “The emergence of multispecies ethnography”. Cultural Anthropology, 25(4): 545-576. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1548-1360.2010.01069.x.

KRAUZE Franz. 2013. “Seasons as rhythms on the Kemi River in Finnish Lapland”. Ethnos, 78(1): 23-46. DOI: 10.1080/00141844.2011.623303.

LEWANDOWSKI, Andressa & SANTOS, Júlia Otero dos. 2019. “Cosmopolíticas da terra contra os limites da territorialização”. Ilha, 21(1): 6-20.

LEROI-GOURHAN, Antoine. 1993. Gesture and speech. Cambridge, MIT Press.

LIBOIRON, Max. 2021. Pollution is colonialism. Durham, Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1jhvnk1.

MACHADO, Renata Freitas. 2019. As folhas vermelhas do mangue: uma etnografia sobre os mortos, a morte e a maré em Matarandiba (BA). São Paulo, Tese de doutorado em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. DOI: 10.11606/T.8.2019.tde-17092019-155646.

MARQUES, Ana Carla D. R. & LEAL, Natacha Simei. 2018. “Introdução”. In: MARQUES, Ana Claudia D. R. & LEAL, Natacha Simei (orgs.). Alquimias do parentesco: casas, gentes, papéis e territórios. Rio de Janeiro, Gramma/Terceiro Nome, pp. 25-63.

MAUSS, Marcel. [1935] 1950. Sociologie et Anthropologie. Paris, PUF.

MENDEZ GUERRERO, Manuel. 2010. El arte de la cerámica lamista. Manual práctico. Madrid, Asociación Exterior XXI.

MEZZENZANA, Francesca. 2014. “Doing it like real runa women and men a runa ceremonial festival”. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America. 12(1): 61-79.

MEZZENZANA, Francesca. 2015. Living through forms: similarity, knowledge and gender among the Pastaza Runa (Ecuadorian Amazon). 294 p. London, Thesis (Ph.D.), The London School of Economics and Political Science (LSE).

MEZZENZANA, Francesca. 2018. “Moving alike: movement and human-non human relationships among the Runa (Ecuadorian Amazon)”. Social Anthropology/Anthropologie, 26(2): 238-252. DOI:10.1111/1469-8676.12486.

MEULEMANS, Germain & GRANJOU, Celine (dir.). 2020. “Les sols, nouvelle frontière pour les savoirs et les politiques de l’environnement”. Revue d’Anthropologie des Connaissances, 14(4) : 1-6. DOI: https://doi.org/10.4000/rac.14027.

MURPHY, Michelle. 2017. “Alterlife and decolonial chemical relations”. Cultural Anthropology, 32(4): 494-503. 2017. https://doi.org/10.14506/ca32.4.02. o

OLIVEIRA, Joana Cabral de; AMOROSO, Marta; AMORIM, Ana Gabriela; DELIMA, SHIRATORI, Karen; MARRAS, Stelio & EMPERAIRE, Laure. 2020. Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta. São Paulo, Ubu Editora/IRD.

PAZZARELLI, Francisco. 2010. “La importancia de hervir la sopa. Mujeres y técnicas culinarias en Los andes”. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, 10: 157-181.

PEREIRA, Lucas Coelho; SILVEIRA, Pedro Castelo Branco. 2021. “Humanos e caranguejos nos manguezais do Delta do Parnaíba: histórias da paisagem”. Revista AntHropológicas, [S.l.], jun. DOI: https://doi.org/10.51359/2525-5223.2021.248380.

PRATEC. Crianza del monte en los Quechua-Lamas. Lima, Pratec. 2001.

PREMAUER MARROQUIN, Anna. 2016. Cerámica Kichwa: cuerpo, materialidad y representación. Quito, Tese de mestrado em Antropologia, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, FLACSO.

RENGIFO, Grimaldo. 2009. El retorno a la naturaleza. Apuntes sobre Cosmovisión Amazónica desde los Quechua-Lamas. Lima, Pratec.

RENGIFO, Grimaldo. 2010. Los caminos de la sal: el regreso al territorio excluido. Efectos del Fondo de Iniciativas de Afirmación Cultural (FIAC) en la recuperación de los ámbitos de comunidad de los Quechua-lamas. Lima, Pratec.

RENGIFO, Grimaldo. 2015. Según el gusto y las ganas. Lima, Pratec.

RONDON RAMÍREZ, Gustavo. 2017. “Los territorios hidrosociales de la ciudad de Lamas (San Martín, Perú): agua, sociedad y poder”. Espacio y Desarrollo, 29: 91-108.

SANTOS GRANERO, Fernando. 2003. “Don Martín de la Riva Herrera y la conquista de los motilones, tabalosos, maynas y jíbaros”. In: RIVA HERRERA, Martin de la. La conquista de los motilones, tabalosos, maynas y jivaros. Monumenta Amazónica. Iquitos, Ceta, pp. 11- 49.

SCAZZOCHIO, Françoise. 1981. “La conquête des motilones du Huallaga au XVIeme et XVIIeme siècle”. Bulletin de l´Institut Français d’ètudes Andines, 3-4: 9-111.

SCHJELLERUP, Inge. 2002. Wayko-Lamas. La gente y la biodiversidad. Cusco, Centro Bartolomé de las Casas.

SJÖMAN, Lena. 1991. Cerámica de Sarayaku. Ecuador, Cidap.

SILVA, Jorge & JAIME TELLO, Cecilia. 2005. “Alfarería tradicional de los lamas”. In: VILLA RODRIGUEZ, Jose (ed.). El arte de vivir o la alegría sin límites de Felix Oliva. Sevilla, Fundación del Monte, pp. 127-160.

SILVEIRA, Pedro Castelo Branco & BUTI, Rafael Palermo. 2020. “A vida e a morte dos guaiamuns: antropologia nos limites dos manguezais”. Anuário Antropológico, 45 (1): 117-148. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.4945.

SORIA RODRÍGUEZ, Waldemar. 2004. Relatos históricos de Lamas. Tarapoto, Gobierno Regional de San Martín-Municipalidad Provincial de Lamas.

SOUZA et al. 2016. “T/terras indígenas e territórios conceituais: incursões etnográficas e controvérsias públicas”. Enteterras, 1(1): 1-60.

TSING, Anna Lowenhaupt. 2019. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília, IEB/Mil Folhas.

VOLPI, Laura. 2022. “La sangre no puede mentir. Entre una concepción genético-estratégica del territorio y una manera relacional de ver el mundo”. Anthropologica, 39(46): 115-141.

WHITTEN, Dorothea. 1989. “Antiguas tradiciones en un contexto contemporáneo: cerámica y simbolismo de los canelos quichua en la región amazónica ecuatoriana”. In: WHITTEN (ed.). Amazonia ecuatoriana. La otra cara del progreso. Quito, Abya-yala, pp. 202-234.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Belaunde, L. E., & Freitas Machado, R. (2024). Nos caminhos da lama: diálogos entre oleiras e marisqueiras através das fronteiras etnográficas sul-americanas. Revista De Antropologia, 67. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.210461