Jogando com a Ciência e o Curso de Informática para Inclusão Digital: Novos Olhares sobre a Ciência através do Computador

Autores/as

  • Marta Silva Maria Mantovani Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo (IAG-USP)
  • Vinicius Roggério da Rocha Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p49-66

Palabras clave:

Ensino. Ciências. Informática.

Resumen

Considerando-se a importância da motivação para o aprendizado de Ciências Exatase a utilização do computador como ferramenta pedagógica, foi desenvolvido o projeto“Jogando com a Ciência”, visando o contato lúdico e não formal de temas como Física,Matemática e Computação, desenvolvendo habilidades como análise sistemática deproblemas e raciocínio lógico. Também foi desenvolvido o “Curso de Informática paraInclusão Digital”, com objetivo do aprendizado de informática por pessoas com poucoou nenhum contato com computadores, através de um ensino crítico e trabalhando asnecessidades e problemas da informática em seu universo. Ambos os projetos foram aplicadosno Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Cientec), sendo possível realizá-lo emoutros ambientes de modo itinerante. As atividades apresentaram-se como experiênciasválidas de extensão universitária com o objetivo de o participante ter um contato com aciência de uma forma lúdica e interativa, assim como de inclusão digital e social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marta Silva Maria Mantovani, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo (IAG-USP)
    professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e ex-diretora do Parque de Ciência e Tecnologia da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Publicado

2012-10-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Jogando com a Ciência e o Curso de Informática para Inclusão Digital: Novos Olhares sobre a Ciência através do Computador. (2012). Revista De Cultura E Extensão USP, 8, 49-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p49-66