Jogando com a Ciência e o Curso de Informática para Inclusão Digital: Novos Olhares sobre a Ciência através do Computador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p49-66Palavras-chave:
Ensino. Ciências. Informática.Resumo
Considerando-se a importância da motivação para o aprendizado de Ciências Exatase a utilização do computador como ferramenta pedagógica, foi desenvolvido o projeto“Jogando com a Ciência”, visando o contato lúdico e não formal de temas como Física,Matemática e Computação, desenvolvendo habilidades como análise sistemática deproblemas e raciocínio lógico. Também foi desenvolvido o “Curso de Informática paraInclusão Digital”, com objetivo do aprendizado de informática por pessoas com poucoou nenhum contato com computadores, através de um ensino crítico e trabalhando asnecessidades e problemas da informática em seu universo. Ambos os projetos foram aplicadosno Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Cientec), sendo possível realizá-lo emoutros ambientes de modo itinerante. As atividades apresentaram-se como experiênciasválidas de extensão universitária com o objetivo de o participante ter um contato com aciência de uma forma lúdica e interativa, assim como de inclusão digital e social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Jogando com a Ciência e o Curso de Informática para Inclusão Digital: Novos Olhares sobre a Ciência através do Computador. (2012). Revista De Cultura E Extensão USP, 8, 49-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v8i0p49-66