Uso de mídia social pelo CEO e a relevância da informação contábil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.224767Palavras-chave:
CEO, Mídia social, LinkedIn, Relevância da informação contábilResumo
Aborda-se o papel dos CEOs como o principal comunicador corporativo e símbolo da identidade da empresa, sendo que a divulgação de suas opiniões por meio de mídias sociais pode afetar a empresa. Esta pesquisa objetivou analisar o efeito das publicações dos CEOs na mídia social do LinkedIn, relacionadas às empresas nas quais atuam, na relevância da informação contábil. A população é formada por empresas que compõem o IBrX100. Foram analisados dados anuais e operacionalizadas regressões OLS com erros padrão robustos. O período de análise correspondeu ao tempo de atuação do último CEO de cada empresa. Os resultados demonstram que o uso da mídia social pelo CEO contribui para a relevância da informação contábil. Adicionalmente, o teste de sensibilidade demonstrou que quanto maior o número de publicações, curtidas e comentários, maior o efeito no market-to-book, o que sugere que a interação entre CEO e o mercado por meio do LinkedIn melhora a relevância da informação contábil. A contribuição deste estudo consiste nas evidências empíricas de que a comunicação do CEO no LinkedIn, verificada por meio das publicações relacionadas à empresa, favorece o engajamento com os seus stakeholders, observado por meio das curtidas e comentários, o que pode refletir na relevância da informação contábil da empresa perante o mercado e, consequentemente, influenciar positivamente a qualidade da informação contábil.
Downloads
Referências
Argenti, P.A, Howell, R.A. & Beck, K.A. (2005), “The strategic communication Imperative”, MIT Sloan Management Review, 46 (3), 83-89.
Arnaboldi, M., Busco, C., & Cuganesan, S. (2017). Accounting, accountability, social media and big data: revolution or hype? Accounting, Auditing & Accountability Journal, 30 (4), 762-776. https://doi.org/10.1108/AAAJ-03-2017-2880
Bai, L., Yan, X., & Yu, G. (2019). Impact of CEO media appearance on corporate performance in social media. The North American Journal of Economics and Finance, 50, 100996. https://doi.org/10.1016/j.najef.2019.100996
Bai, L., & Yan, X. (2023). Impact of social media capability on firm performance: New evidence from China. Asian Business & Management, 22(1), 118-136. https://doi.org/10.1057/s41291-021-00156-0
Barth, M. E., Landsman, W. R., & Lang, M. H. (2008). International accounting standards and accounting quality. Journal of Accounting Research, 46(3), 467-498. https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2008.00287.x
Brandfog (2016). CEOs, social media and brand reputation. 2016 Brandgof Survey. http://brandfog.com/BRANDfog2016CEOSocialMediaSurvey.pdf (Acessado em 6 Maio 2021).
Brann, P.S. (2014). How others see us: Leaders’ Perceptions of Communication and Communication Managers”, Journal of Communication Management, 18 (1), 58-79. https://doi.org/10.1108/JCOM-03-2013-0028
Brown, S., Lo, K., & Lys, T. (1999). Use of R2 in accounting research: measuring changes in value relevance over the last four decades. Journal of Accounting and Economics, 28(2), 83-115. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(99)00023-3
Brown, J. O., & Deng, E. K. (2024). The Ties That Bind: A Systematic Review of Behavioral Research on Social Bonds and Social Ties in Accounting. Behavioral Research in Accounting, 1-26. https://doi.org/10.2308/BRIA-2023-047
Capriotti, P., & Ruesja, L. (2018). How CEOs use Twitter: A comparative analysis of Global and Latin American companies. International journal of information management, 39, 242-248. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2018.01.003
Chatterji, A. K., & Toffel, M. W. (2017). Do CEO activists make a difference? Evidence from a quasi-field experiment. Harvard Business School.
Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2011). Bridging corporate and organizational communication: Review, development and a look to the future. Management Communication Quarterly, 25 (3), 383–414. https://doi.org/10.1007/978-3-531-18961-1_3
Collins, D. W., Maydew, E. L., & Weiss, I. S. (1997). Changes in the value-relevance of earnings and book value over the past forty years. Journal of Accounting and Economics, 24 (1), 39-67. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(97)00015-3
Conte, F., Siano, A., & Vollero, A. (2017). CEO communication: engagement, longevity and founder centrality: an exploratory study in Italy. Corporate Communications: An International Journal. https://doi.org/10.1108/CCIJ-10-2015-0062
Cormier, D., & Magnan, M. L. (2016). The advent of IFRS in Canada: incidence on value relevance. Journal of International Accounting Research, 15 (3), 113-130. https://doi.org/10.2308/jiar-51404
Degenhart, L., Mazzuco, M. S. A., & Klann, R. C. (2017). The relevance of accounting information and the corporate social responsibility of Brazilian companies. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 14 (3), 157-168.
Delvizio, P., Macedo, M. A., Queiroz, J., & Lopes, P. (2020). Análise do efeito moderador da liquidez no modelo de relevância da informação contábil no Brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting. 13(2), 67–088. https://doi.org/10.14392/ASAA.2020130204
Domo, & CEO.Com (2015). 2015 social CEO report http://www.ceo.com/social-ceoreport-2015-report/
Elliott, W. B., Grant, S. M., & Hodge, F. D. (2018). Negative news and investor trust: The role of $ Firm and# CEO Twitter use. Journal of Accounting Research, 56 (5), 1483-1519. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12217
Fanelli, A., & Misangyi, V. F. (2006). Bringing out charisma: CEO charisma and external stakeholders. Academy of Management Review, 31 (4), 1049–1061. https://doi.org/10.5465/amr.2006.22528170
Fang, Y., Bao, X., Sun, B. & Lau, R.Y.K. (2024), "CEO social media celebrity status and credit rating assessment", Internet Research, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/INTR-02-2023-0084
Ferns, B., Emelianova, O. & Sethi, S.P. (2008). “In His Own Words: The Effectiveness of CEO as Spokesperson on CSR-Sustainability Issues - Analysis of Data from the Sethi CSR Monitor”, Corporate Reputation Review, 11 (2), 116-129. https://doi.org/10.1057/crr.2008.11
Francis, J., & Schipper, K. (1999). Have financial statements lost their relevance?. Journal of accounting Research, 37(2), 319-352. https://doi.org/10.2307/2491412
Giordani, M., & Klann, R. C. (2022). Uso Corporativo de Mídias Sociais e a Relevância da Informação Contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15 (1). doi.10.14392/asaa.2022150102
Giordani, M., Lunardi, M. A., & Klann, R. C. (2020). Uso corporativo de mídias sociais e o desempenho de mercado. Revista de Contabilidade e Organizações, 14, Artigo e169560. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.169560
Giordani, M., Barbosa, I., & Klann, R. C. (2023). Uso de Mídia Social pelo CEOs e o Gerenciamento de Resultados. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 17 (3). https://doi.org/10.17524/repec.v17i3.322
Huang, L. V., & Yeo, T. E. D. (2018). Tweeting# Leaders: Social media communication and retweetability of fortune 1000 chief executive officers on Twitter. Internet Research, 28 (1), 123-142. https://doi.org/10.1108/IntR-08-2016-0248
Macedo, M. A., de Araújo, M. B. V., & Braga, J. P. (2012). Impacto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade na relevância das informações contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 6(4). https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.611
Men, L. R. (2012). CEO credibility, perceived organizational reputation, and employee engagement. Public Relations Review, 38, 171–173. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2011.12.011
Men, L. R., & Tsai, W.-H. S. (2016). Public engagement with CEOs on social media: Motivations and relational outcomes. Public Relations Review, 42, 932–942. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2016.08.001
Ohlson, J. A. (1995). Earnings, book values, and dividends in equity valuation. Contemporary accounting research, 11(2), 661-687.
Outa, E. R., Ozili, P., & Eisenberg, P. (2017). IFRS convergence and revisions: value relevance of accounting information from East Africa. Journal of Accounting in Emerging Economies, 7(3), 352-368.
Porter, M.C., Anderson, B. & Nhotsavang, M. (2015), “Anti-social media: Executive Twitter ‘engagement’ and attitudes about media credibility”, Journal of Communication Management, 19 (3), 270–287. https://doi.org/10.1108/JCOM-07-2014-0041
PRWeek/Burson-Marsteller (2008), “CEO Survey”, 10 November, available at:http://pdfsr.com/pdf/2008-burson-marsteller-pr-week-ceo-survey
Shandwick W. (2012). The social CEO: Executives tell all. https://www.webershandwick.com/uploads/news/files/Social-CEO-Study.pdf
Silva, A., Heinzen, C., Klann, R., & Lemes, S. (2018). Relação entre o Conservadorismo Contábil e a Relevância das Informações. Advances in Scientific & Applied Accounting, 11(3).
Strand, R. (2014). Strategic Leadership of Corporate Sustainability. Journal of Business Ethics, 123 (4), 687–706. https://doi.org/10.1007/s10551-013-2017-3
Teoh, S. H. (2018). The promise and challenges of new datasets for accounting research. Accounting, Organizations and Society, 68, 109-117. https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.008
Tsai, W. H. S., & Men, L. R. (2017). Social CEOs: The effects of CEOs’ communication styles and parasocial interaction on social networking sites. New media & society, 19 (11), 1848-1867. https://doi.org/10.1177/1461444816643922
Zerfass, A., Verčič, D., & Wiesenberg, M. (2016). Managing CEO communication and positioning: A cross-national study among corporate communication leaders. Journal of Communication Management, 20 (1), 37–55. https://doi.org/10.1108/JCOM-11-2014-0066
Zhang, J. (2015). Voluntary information disclosure on social media. Decision Support Systems, 73, 28-36. https://doi.org/10.1016/j.dss.2015.02.018
Zhou, J., Ye, S., & Liu, X. (2024). More social, more socially responsible? The impact of CEO social media use on corporate social performance. British Journal of Management, 35(3), 1592-1608. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12774
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Carlos Klann, Mikaéli da Silva Giordani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
- A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.
São aceitos até 4 autores por artigo. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO. São considerados casos excepcionais: projetos multi-institucionais; manuscritos resultantes da colaboração de grupos de pesquisa; ou que envolvam grandes equipes para coleta de evidências, construção de dados primários e experimentos comparados.
É recomendada a ordem de autoria por contribuição, de cada um dos indivíduos listados como autores, especialmente no desenho e planejamento do projeto de pesquisa, na obtenção ou análise e interpretação de dados e redação. Os autores devem declarar as efetivas contribuições de cada autor, preenchendo a carta ao editor, logo no início da submissão, responsabilizando-se pelas informações dadas.
É permitida a troca de autores durante todo o processo de avaliação e, antes da publicação do manuscrito. Os autores devem indicar a composição e ordem final de autoria no documento assinado por todos os envolvidos no aceite para publicação. Caso a composição e ordem de autoria seja diferente da informada anteriormente no sistema, todos autores anteriormente listados deverão se manifestar favoráveis.
No caso de identificação de autoria sem mérito ou contribuição (ghost, guest or gift authorship), a RCO segue o procedimento recomendado pela COPE.