Uso de mídia social pelo CEO e a relevância da informação contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.224767

Palavras-chave:

CEO, Mídia social, LinkedIn, Relevância da informação contábil

Resumo

Aborda-se o papel dos CEOs como o principal comunicador corporativo e símbolo da identidade da empresa, sendo que a divulgação de suas opiniões por meio de mídias sociais pode afetar a empresa. Esta pesquisa objetivou analisar o efeito das publicações dos CEOs na mídia social do LinkedIn, relacionadas às empresas nas quais atuam, na relevância da informação contábil. A população é formada por empresas que compõem o IBrX100. Foram analisados dados anuais e operacionalizadas regressões OLS com erros padrão robustos. O período de análise correspondeu ao tempo de atuação do último CEO de cada empresa. Os resultados demonstram que o uso da mídia social pelo CEO contribui para a relevância da informação contábil. Adicionalmente, o teste de sensibilidade demonstrou que quanto maior o número de publicações, curtidas e comentários, maior o efeito no market-to-book, o que sugere que a interação entre CEO e o mercado por meio do LinkedIn melhora a relevância da informação contábil. A contribuição deste estudo consiste nas evidências empíricas de que a comunicação do CEO no LinkedIn, verificada por meio das publicações relacionadas à empresa, favorece o engajamento com os seus stakeholders, observado por meio das curtidas e comentários, o que pode refletir na relevância da informação contábil da empresa perante o mercado e, consequentemente, influenciar positivamente a qualidade da informação contábil.

Downloads

Referências

Argenti, P.A, Howell, R.A. & Beck, K.A. (2005), “The strategic communication Imperative”, MIT Sloan Management Review, 46 (3), 83-89.

Arnaboldi, M., Busco, C., & Cuganesan, S. (2017). Accounting, accountability, social media and big data: revolution or hype? Accounting, Auditing & Accountability Journal, 30 (4), 762-776. https://doi.org/10.1108/AAAJ-03-2017-2880

Bai, L., Yan, X., & Yu, G. (2019). Impact of CEO media appearance on corporate performance in social media. The North American Journal of Economics and Finance, 50, 100996. https://doi.org/10.1016/j.najef.2019.100996

Bai, L., & Yan, X. (2023). Impact of social media capability on firm performance: New evidence from China. Asian Business & Management, 22(1), 118-136. https://doi.org/10.1057/s41291-021-00156-0

Barth, M. E., Landsman, W. R., & Lang, M. H. (2008). International accounting standards and accounting quality. Journal of Accounting Research, 46(3), 467-498. https://doi.org/10.1111/j.1475-679X.2008.00287.x

Brandfog (2016). CEOs, social media and brand reputation. 2016 Brandgof Survey. http://brandfog.com/BRANDfog2016CEOSocialMediaSurvey.pdf (Acessado em 6 Maio 2021).

Brann, P.S. (2014). How others see us: Leaders’ Perceptions of Communication and Communication Managers”, Journal of Communication Management, 18 (1), 58-79. https://doi.org/10.1108/JCOM-03-2013-0028

Brown, S., Lo, K., & Lys, T. (1999). Use of R2 in accounting research: measuring changes in value relevance over the last four decades. Journal of Accounting and Economics, 28(2), 83-115. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(99)00023-3

Brown, J. O., & Deng, E. K. (2024). The Ties That Bind: A Systematic Review of Behavioral Research on Social Bonds and Social Ties in Accounting. Behavioral Research in Accounting, 1-26. https://doi.org/10.2308/BRIA-2023-047

Capriotti, P., & Ruesja, L. (2018). How CEOs use Twitter: A comparative analysis of Global and Latin American companies. International journal of information management, 39, 242-248. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2018.01.003

Chatterji, A. K., & Toffel, M. W. (2017). Do CEO activists make a difference? Evidence from a quasi-field experiment. Harvard Business School.

Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2011). Bridging corporate and organizational communication: Review, development and a look to the future. Management Communication Quarterly, 25 (3), 383–414. https://doi.org/10.1007/978-3-531-18961-1_3

Collins, D. W., Maydew, E. L., & Weiss, I. S. (1997). Changes in the value-relevance of earnings and book value over the past forty years. Journal of Accounting and Economics, 24 (1), 39-67. https://doi.org/10.1016/S0165-4101(97)00015-3

Conte, F., Siano, A., & Vollero, A. (2017). CEO communication: engagement, longevity and founder centrality: an exploratory study in Italy. Corporate Communications: An International Journal. https://doi.org/10.1108/CCIJ-10-2015-0062

Cormier, D., & Magnan, M. L. (2016). The advent of IFRS in Canada: incidence on value relevance. Journal of International Accounting Research, 15 (3), 113-130. https://doi.org/10.2308/jiar-51404

Degenhart, L., Mazzuco, M. S. A., & Klann, R. C. (2017). The relevance of accounting information and the corporate social responsibility of Brazilian companies. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 14 (3), 157-168.

Delvizio, P., Macedo, M. A., Queiroz, J., & Lopes, P. (2020). Análise do efeito moderador da liquidez no modelo de relevância da informação contábil no Brasil. Advances in Scientific and Applied Accounting. 13(2), 67–088. https://doi.org/10.14392/ASAA.2020130204

Domo, & CEO.Com (2015). 2015 social CEO report http://www.ceo.com/social-ceoreport-2015-report/

Elliott, W. B., Grant, S. M., & Hodge, F. D. (2018). Negative news and investor trust: The role of $ Firm and# CEO Twitter use. Journal of Accounting Research, 56 (5), 1483-1519. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12217

Fanelli, A., & Misangyi, V. F. (2006). Bringing out charisma: CEO charisma and external stakeholders. Academy of Management Review, 31 (4), 1049–1061. https://doi.org/10.5465/amr.2006.22528170

Fang, Y., Bao, X., Sun, B. & Lau, R.Y.K. (2024), "CEO social media celebrity status and credit rating assessment", Internet Research, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/INTR-02-2023-0084

Ferns, B., Emelianova, O. & Sethi, S.P. (2008). “In His Own Words: The Effectiveness of CEO as Spokesperson on CSR-Sustainability Issues - Analysis of Data from the Sethi CSR Monitor”, Corporate Reputation Review, 11 (2), 116-129. https://doi.org/10.1057/crr.2008.11

Francis, J., & Schipper, K. (1999). Have financial statements lost their relevance?. Journal of accounting Research, 37(2), 319-352. https://doi.org/10.2307/2491412

Giordani, M., & Klann, R. C. (2022). Uso Corporativo de Mídias Sociais e a Relevância da Informação Contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15 (1). doi.10.14392/asaa.2022150102

Giordani, M., Lunardi, M. A., & Klann, R. C. (2020). Uso corporativo de mídias sociais e o desempenho de mercado. Revista de Contabilidade e Organizações, 14, Artigo e169560. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.169560

Giordani, M., Barbosa, I., & Klann, R. C. (2023). Uso de Mídia Social pelo CEOs e o Gerenciamento de Resultados. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 17 (3). https://doi.org/10.17524/repec.v17i3.322

Huang, L. V., & Yeo, T. E. D. (2018). Tweeting# Leaders: Social media communication and retweetability of fortune 1000 chief executive officers on Twitter. Internet Research, 28 (1), 123-142. https://doi.org/10.1108/IntR-08-2016-0248

Macedo, M. A., de Araújo, M. B. V., & Braga, J. P. (2012). Impacto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade na relevância das informações contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 6(4). https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.611

Men, L. R. (2012). CEO credibility, perceived organizational reputation, and employee engagement. Public Relations Review, 38, 171–173. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2011.12.011

Men, L. R., & Tsai, W.-H. S. (2016). Public engagement with CEOs on social media: Motivations and relational outcomes. Public Relations Review, 42, 932–942. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2016.08.001

Ohlson, J. A. (1995). Earnings, book values, and dividends in equity valuation. Contemporary accounting research, 11(2), 661-687.

Outa, E. R., Ozili, P., & Eisenberg, P. (2017). IFRS convergence and revisions: value relevance of accounting information from East Africa. Journal of Accounting in Emerging Economies, 7(3), 352-368.

Porter, M.C., Anderson, B. & Nhotsavang, M. (2015), “Anti-social media: Executive Twitter ‘engagement’ and attitudes about media credibility”, Journal of Communication Management, 19 (3), 270–287. https://doi.org/10.1108/JCOM-07-2014-0041

PRWeek/Burson-Marsteller (2008), “CEO Survey”, 10 November, available at:http://pdfsr.com/pdf/2008-burson-marsteller-pr-week-ceo-survey

Shandwick W. (2012). The social CEO: Executives tell all. https://www.webershandwick.com/uploads/news/files/Social-CEO-Study.pdf

Silva, A., Heinzen, C., Klann, R., & Lemes, S. (2018). Relação entre o Conservadorismo Contábil e a Relevância das Informações. Advances in Scientific & Applied Accounting, 11(3).

Strand, R. (2014). Strategic Leadership of Corporate Sustainability. Journal of Business Ethics, 123 (4), 687–706. https://doi.org/10.1007/s10551-013-2017-3

Teoh, S. H. (2018). The promise and challenges of new datasets for accounting research. Accounting, Organizations and Society, 68, 109-117. https://doi.org/10.1016/j.aos.2018.03.008

Tsai, W. H. S., & Men, L. R. (2017). Social CEOs: The effects of CEOs’ communication styles and parasocial interaction on social networking sites. New media & society, 19 (11), 1848-1867. https://doi.org/10.1177/1461444816643922

Zerfass, A., Verčič, D., & Wiesenberg, M. (2016). Managing CEO communication and positioning: A cross-national study among corporate communication leaders. Journal of Communication Management, 20 (1), 37–55. https://doi.org/10.1108/JCOM-11-2014-0066

Zhang, J. (2015). Voluntary information disclosure on social media. Decision Support Systems, 73, 28-36. https://doi.org/10.1016/j.dss.2015.02.018

Zhou, J., Ye, S., & Liu, X. (2024). More social, more socially responsible? The impact of CEO social media use on corporate social performance. British Journal of Management, 35(3), 1592-1608. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12774

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Klann, R. C., & Giordani, M. da S. (2024). Uso de mídia social pelo CEO e a relevância da informação contábil. Revista De Contabilidade E Organizações, 18, e224767. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.224767