Judicialização em planos de saúde coletivos: os efeitos da opção regulatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar nos conflitos entre consumidores e operadoras

Autores

  • Daniela Batalha TRETTEL Universidade de São Paulo. São Paulo/SP
  • Juliana Ferreira KOZAN Universidade de São Paulo. São Paulo/SP
  • Mario César SCHEFFER Universidade de São Paulo. São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v19i1p166-187

Palavras-chave:

Jurisprudência, Plano de Saúde, Regulação, Saúde Suplementar.

Resumo

Este estudo aborda a judicialização na saúde suplementar por meio da análise de ações judiciais contidas na base pública on-line do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Com a aplicação de formulário, foram analisadas 4.059 ações relacionadas a contratos coletivos de planos de saúde, ajuizadas no Município de São Paulo nos anos de 2013 e 2014. Além de quantificar e descrever o perfil das demandas levadas à Justiça, buscou-se a análise qualitativa de decisões judiciais. O estudo identificou que os principais problemas judicializados são exclusão de coberturas, manutenção do aposentado no contrato coletivo e reajuste de mensalidade de idosos por mudança de faixa etária e por aumento de sinistralidade. Conclui-se que a regulação e a jurisprudência são desarmônicas, apresentando-se sugestões de mudanças regulatórias necessárias para diminuição de conflitos que permeiam o mercado de planos e seguros de saúde. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Batalha TRETTEL, Universidade de São Paulo. São Paulo/SP

    Pós-Doutora pelo Programa de Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); doutora e mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. Defensora Pública do Estado de São Paulo. 

  • Juliana Ferreira KOZAN, Universidade de São Paulo. São Paulo/SP

    Mestranda do Programa de Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Autônoma de Direito. Advogada. 

  • Mario César SCHEFFER, Universidade de São Paulo. São Paulo/SP

    Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

13.07.2018

Edição

Seção

Tema em Debate

Como Citar

TRETTEL, D. B., KOZAN, J. F., & SCHEFFER, M. C. (2018). Judicialização em planos de saúde coletivos: os efeitos da opção regulatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar nos conflitos entre consumidores e operadoras. Revista De Direito Sanitário, 19(1), 166-187. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v19i1p166-187