Tentativas de desconstrução do racismo e preconceitos: um diálogo entre o Norte e o Sul do no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p123-145Palavras-chave:
Canadá, Brasil, desconstrução do racismo, leis, escolaResumo
Este artigo apresenta tentativas de desconstrução do racismo implementadas pelo Brasil e pelo Canadá. Quanto a esse país, aborda-se ação realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo embasada na Lei 10639/03 e apoiada pelo CNPq no âmbito do Edital ProAfrica. Quanto ao Canadá, apontamos a Lei de Quebec, a Révolution tranquille;a Charter of Rights and Freedoms e os accommodements raisonnables como indicadores do movimento cotidiano que a sociedade quebequense faz no sentido de desconstruir diferentes formas de racismo, tal como podemos observar na constituição e existência de escolas de diferentes etnias, grupos sociais, religiosos, como, por exemplo, a Escola Portuguesa em Montreal. Finalmente, considera-se que a destruição do racismo e do preconceito são processos tão longos como a construção dos mesmos e são colocados em funcionamento nas sociedades estudadas caracterizadas pela recepção de imigrantesDownloads
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Publicado
2011-08-01
Edição
Seção
Relações Norte e Sul
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Silva, N. da. (2011). Tentativas de desconstrução do racismo e preconceitos: um diálogo entre o Norte e o Sul do no século XXI . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 123-145. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p123-145