Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares

Autores

  • Daisy Maria Rizatto Tronchin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Vera Lucia Mira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Marina Peduzzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria Helena Trench Ciampone Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Marta Maria Melleiro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Adriana Marques da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Jaqueline Maria de Sousa Soares Hospital e Maternidade São Luiz; Serviço de Educação Continuada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600011

Palavras-chave:

Educação continuada, Recursos humanos em saúde, Capacitação em serviço, Unidades hospitalares, Recursos humanos em hospital

Resumo

Estudo exploratório-descrito cujos objetivos foram identificar, caracterizar e analisar as atividades educativas desenvolvidas com profissionais de saúde, à luz das concepções de integralidade, trabalho em equipe e educação permanente. A coleta de dados ocorreu em três hospitais do Município de São Paulo, através de entrevista dirigida a informantes-chave, representantes de todas as categorias profissionais. As entrevistas foram gravadas e transcritas, as informações sistematizadas em categorias operacionais e armazenadas em banco de dados. Os resultados mostram que predominaram atividades educativas voltadas às ações de recuperação da saúde, com participação de profissionais de áreas específicas, revelando um distanciamento da concepção de integralidade e de trabalho em equipe. Concluiu-se que as ações de educação dos profissionais de saúde reiteram o modelo clínico de assistência individual, com fragmentação das ações. Recomenda-se que elas sejam repensadas como estratégia integradora de saberes, capazes de promover a integralidade na atenção hospitalar.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Tronchin, D. M. R., Mira, V. L., Peduzzi, M., Ciampone, M. H. T., Melleiro, M. M., Silva, J. A. M. da, Silva, A. M. da, & Soares, J. M. de S. (2009). Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(spe2), 1210-1215. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000600011