O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica

Autores

  • Tatiani Santos Universidade Federal do Paraná
  • Mayana Virginia Viégas Lima Universidade Federal do Paraná
  • Douglas Fernando Brunetta Universidade Federal do Paraná
  • Carolina Fabris Universidade Federal do Paraná
  • Acyr Seleme Universidade Federal do Paraná; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36663

Palavras-chave:

Marketing, História do Marketing, Marketing no Brasil

Resumo

Para entender melhor o Marketing, bem como a sua crescente importância dentro das organizações, este trabalho apresenta uma visão mais detalhada de seu desenvolvimento histórico, desde a época em que ainda não era considerado uma área específica do conhecimento até a atualidade. Para tanto, expõe-se a pré-história do Marketing, onde se identifica que suas atividades eram desenvolvidas somente como práticas do comércio. Mostra-se que é a partir de 1900 que suas atividades passam a ser diferenciadas das práticas do comércio, proporcionando o seu surgimento como uma área do conhecimento distinta. Em seguida, reconstitui-se e divide-se a sua história em décadas, a partir de 1900 até os dias atuais, no intuito de apresentar o surgimento das diferentes escolas de pensamento, o desenvolvimento de novas atividades, o Marketing dentro das organizações e a sua diferenciação em atividades específicas como o Marketing Societal e o Marketing Experiencial. Além disso, busca-se apresentar também a história do Marketing no Brasil, ressaltando seus principais marcos evolutivos. Por fim, são apresentadas algumas contribuições de outras áreas do conhecimento e de algumas ciências, bem como os problemas vivenciados pelo Marketing.

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Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica . (2009). REGE Revista De Gestão, 16(1), 89-102. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2009.36663