Urbanismo e Educação: ideários modernos nas Engenharias da Nação. Rio de Janeiro, anos iniciais do século XX
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.161592Palabras clave:
Associação Brasileira de Educação (ABE), engenheiros, Rio de Janeiro, educação moderna, urbanismo modernoResumen
Este artigo aborda os modos como referenciais do urbanismo e da educação moderna foram mobilizados em projetos/projeções para a cidade do Rio de Janeiro na década de 1920, a partir da análise de produções intelectuais de engenheiros membros-fundadores da Associação Brasileira de Educação (ABE), com atenção às produções de Heitor Lyra da Silva e Everardo Backheuser. Ao dar visibilidade à presença de engenheiros nas discussões educacionais, o presente trabalho revela uma compreensão frente à relevância adquirida pelas ideias educacionais no pensamento e atuação destes profissionais no processo amplo e complexo, cujo objetivo era o de reorganizar a sociedade brasileira. Estas evidências mostram-se indissociáveis das ideias urbanas que fundamentaram transformações (projetuais e/ou efetivas) na cidade do Rio de Janeiro, à época capital federal da República.
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