Les uLtimes feux de La résistance païenne dans L’antiquité tardive
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0ispep79-99Resumen
Os trabalhos recentes do autor convidam a um exame renovado do significado ideológico e religioso de certas fontes historiográficas importantes do final do século IV, entre as quais a História Augusta. De fato, parece que esta obra se inscreve, com outras, no contexto do último combate conduzido contra o cristianismo triunfante pelos derradeiros defensores da antiga religião da qual Nicômaco Flaviano sênior surge como o principal líder. De 384, data da morte de Pretextato, a 395. data da morte de Teodósio, os pagão puderam preservar os cultos antigos, chegando inclusive a armar-se em boa medida por este motivo, na batalha de Frígido. Entre 395 e 408, isto é, até o desaparecimento de Estilicão, a luta entre pagãos e cristão foi ininterrupta, mas sob outra forma, os protagonistas dos dois campos privilegiando então a arma literária. As reedições de autores clássicos que se multiplicam então constituem um elemento essencial da luta conduzida em torno dos Symmachi contra o cristianismo e não se reduzem a simples divertimento literário de intelectuais desocupados. A análise confirma assim a interpretação polêmica em detrimento da visão irênica das relações pagão-cristãs, no final do quarto século.
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