Instruções aos pareceristas
A Revista ARA tem como finalidade estimular a reflexão crítica por meio de artigos, resenhas, entrevistas, ensaios textuais e ensaios visuais relacionados aos campos da Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Artes, Design, História e Educação. Para assegurar a integridade e a excelência da publicação, a revista adota uma política de double blind review, em que ao menos dois pareceristas de reconhecido mérito acadêmico, referendados após consulta ao Conselho Editorial, avaliam as contribuições sem identificação dos autores.
Princípios norteadores de condutas aos pareceristas
A avaliação deve ser feita no prazo combinado, por meio do sistema OJS, de maneira clara e construtiva, evitando-se comentários ofensivos ou desrespeitosos
Os pareceristas devem recusar a indicação da avaliação caso constate haver conflito de interesse relacionados à pesquisa ou às agências financiadoras da submissão.
As contribuições submetidas devem ser tratadas como documentos confidenciais. Não se admite divulgação de qualquer informação com terceiros, sob nenhuma hipótese.
Não se admite a utilização, para qualquer finalidade, de conteúdos ou ideias obtidos por meio da leitura dos materiais submetidos.
Os avaliadores devem comunicar aos editores, no parecer, conteúdos não mencionados pelos autores e também informar qualquer semelhança significativa ou sobreposição entre a submissão avaliada e outros artigos publicados de que tenham conhecimento. Cumpre relembrar que a Revista ARA utiliza o iThenticate, um serviço fornecido pela CrossRef, para detectar plágio.
As submissões devem ser rejeitadas caso sejam identificadas:
- falhas incorrigíveis ou impossíveis de superação no prazo previsto para publicação.
- impertinência do artigo à temática da chamada
- falta de clareza na formulação dos objetivos
- inconsistência da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos empregados
- falta de qualidade das análises
- inconsistência na articulação entre teoria, metodologia e análise em função dos objetivos do artigo
Os pareceristas devem observar a relevância e a originalidade do tema e da abordagem; a qualidade da redação, a atualidade do referencial bibliográfico e o atendimento às expectativas formais e estruturais pertinentes à submissão.
Princípios norteadores de condutas aos autores
As contribuições devem ser inteiramente originais. A utilização de textos ou imagens de terceiros deve ser devidamente creditada. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável.
Os autores se comprometem a não submeter contribuições essencialmente similares a mais de um periódico. Cumpre relembrar, mais uma vez, que a Revista ARA utiliza o iThenticate, um serviço fornecido pela CrossRef, para detectar plágio.
A autoria da submissão deve espelhar a participação efetiva de todos os responsáveis pela concepção, projeto e elaboração do trabalho. O autor principal assume o encargo de incluir o nome de todos os coautores, deles obtendo a aprovação da versão final da submissão. Não será admitida a inclusão de autor após o aceite.
Os autores devem citar as fontes bibliográficas referenciais. Informações obtidas em conversas ou correspondências devem ser utilizadas mediante permissão por escrito.
Na eventual descoberta de erros significativos, os autores se comprometem a informar e cooperar com os editores para a correção do trabalho publicado.
Os autores se comprometem a informar as fontes de financiamento da pesquisa.