Experience and representation: for an image phenomenology, in Night and Fog (1955), by Alain Resnais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165Keywords:
Cinema, Image, Phenomenology, Experience, PoliticsAbstract
The present article is in reference to the movie Nuit et broulliard (1955), a production by the french filmmaker Alain Resnais, to discuss the power of images and the boundaries of representing historical facts acknowledged as crimes against humanity. A reading of Resnais' approach is proposed, considering the principles of phenomenology and the crisis of experiences in the modern world, as well as its implications in contemporaneity.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-05-25
Issue
Section
Artigo/Ensaio
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
Gomes, P. F., & Kaizer, F. (2020). Experience and representation: for an image phenomenology, in Night and Fog (1955), by Alain Resnais. Revista ARA, 8(8), 141-165. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165