Experiencia y representación: por una fenomenología de las imágenes, en Noche y Niebla (1955), de Alain Resnais

Autores/as

  • Priscyla Freitas Gomes Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Felipe Kaizer Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165

Palabras clave:

Cine, Imagen, Fenomenología, Experiencia, Política

Resumen

El presente artículo parte del film Nuit et broulliard (1955), producido por el cineasta francés Alain Resnais, para discutir la potencia de las imágenes y los límites de la representación de hechos históricos considerados crímenes contra la humanidad. Se propone una lectura sobre el enfoque de Resnais, considerando los principios de la fenomenología y la crisis de la experiencia en el mundo moderno y sus implicaciones en la contemporaneidad.

 

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Biografía del autor/a

  • Priscyla Freitas Gomes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Priscyla Gomes é curadora e pesquisadora. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde concluiu seu Mestrado e, atualmente, realiza seu Doutorado.  É curadora associada do Instituto Tomie Ohtake, sendo responsável pela coordenação da pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria. Realizou a curadoria de diversas mostras como Lumina: Mariana Palma (2020), Jamais me olharás lá de onde te vejo (2019), E para que poetas em tempo de pobreza? (2019), Eduardo Berliner - Corpo em muda (2016), entre outras. priscylagomes@usp.br

  • Felipe Kaizer, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Felipe Kaizer é designer e pesquisador. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006), pós-graduado pelo Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo (CEUMA/USP, 2013) e doutor em design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ, 2019). Entre 2005 e 2009, trabalhou em estúdios de design no Rio de Janeiro, entre eles Tecnopop e Jair de Souza. Em 2009 participou da criação do departamento de design e comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, onde permaneceu até 2015. Em 2017, integrou a equipe de comunicação do Instituto Moreira Salles. fk@felipekaizer.com

Publicado

2020-05-25

Cómo citar

Gomes, P. F., & Kaizer, F. (2020). Experiencia y representación: por una fenomenología de las imágenes, en Noche y Niebla (1955), de Alain Resnais. Revista ARA, 8(8), 141-165. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p141-165