Layers of time and space on the Kilomètre 47 tile panel, by Maria Helena Vieira da Silva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p35-64Keywords:
Tile, Art, Narrative, Tradition, IdentityAbstract
In the years of exile, in 1943, the Portuguese French artist Maria Helena Vieira da Silva prepared a tile panel for the cafeteria of a new university campus, located at kilometre 47 of the Rio-São Paulo highway, in the old district of Seropédica. This article intends to examine, under the support of the Benjamin concept of experience (Erfahrung), the narratives evoked by nonlinear temporalities and the specialities inscribed on the Kilomètre 47 tile panel. Under such approach, the work can be seen as a tribute to work in the field, as an ode to simplicity, as a tribute to women, as a deference to Lusitanian traditions. But it can also be interpreted as the artist's reunion with herself, or as an introjection that envisions a collective dimension, at the same time poetic and potentially transformative.
Downloads
References
AGUILAR, Nelson (Org.). Vieira da Silva no Brasil. São Paulo: MAM/SP, 2007.
ARAUJO, Regina Célia Lopes. A universidade no contexto urbano: as representações presentes na relação socioespacial entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a cidade de Seropédica. 2011. Tese de Doutorado. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
ARRUDA, Luísa d’Orey Capucho. Azulejaria barroca portuguesa: figuras de convite. Lisboa: Edições Inapa, 1993.
BARATA, Mário. Azulejos no Brasil: séculos XVII, XVIII e XIX. Rio de Janeiro: Editora Jornal do Commercio, 1955.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história
da cultura 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Passagens de Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora UFMG: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2006.
BESSA-LUÍS, Agustina. Longos dias têm cem anos: presença de Vieira da Silva. Lisboa:
Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1982.
CESARINY, Mário. Vieira da Silva / Arpad Szenes ou o castelo surrealista: pintura de Vieira e de Szenes nos anos 1930 a 1940 em Lisboa 2ª ed. Lisboa: Assírio e Alvim, 2008.
EXPOSIÇÃO de 15 Pintores. Leitura – crítica e informação bibliográfica, Rio de Janeiro, n. 18 , p. 8, maio. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.brDocReaderDocReader.aspx?bib=115509&Pesq=exposi%c3%a7c3%a3o%2015%20pintores&pagfis=2928. Acesso em 9 mai. 2021.
LAMEGO, Valéria. Dois mil dias no deserto: Maria Helena Vieira da Silva no Rio de Janeiro, 1940-1947. In: AGUILAR, Nelson (Org.). Vieira da Silva no Brasil. São Paulo: MAM/SP, 2007, p. 53-71.
LIMA CARLOS, Claudio Antonio Santos. Descobrindo o campus da UFRRJ através do seu patr
imônio documental. In: Anais do II Seminário Ibero Americano de Arquitetura e Documentação: desafios e perspectivas. Belo Horizonte: UFMG: IEDS, 2011, v. 1. p. 01-14.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o
conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MECO, José. Glossário. Oceanos, Lisboa, n. 36/37, p. 270- 272, out. 1998 - mar. 1999.
MEIRELES, Cecília. Passeio prodigioso. A Manhã, Rio de Janeiro, p. 4; 6, 13. dez. 1944.
Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=116408&pasta=ano%2
&pesq=passeio%20prodigioso&pagfis=25165. Acesso em 9 maio. 2021.
MELLO, Eliana Ursine da Cunha. O panorama do patrimônio azulejar contemporâneo brasileiro visto através do seu inventário: do século XX ao século XXI. 2015. Dissertação de mestrado. Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
MENDES, Murilo. Exposição de pintura e desenho de Maria Helena Vieira da Silva. Sombra, Rio de Janeiro, n. 10 , p. 58, ago./set. 1942.
Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=151157&pasta=ano%2
&pesq=%22vieira%20da%20silva%22%20%22murilo%20mendes%22&pagfis=1067.
Acesso em 9 maio. 2021.
MONTEIRO, M.C.; MATTOS, R.P. de; BIASE, T. de; FERRAZ, G.M. dos S. Inventário de bens imóveis – ficha sumária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Km 47 da Rodovia BR-465, antiga estrada Rio/São Paulo. Proc.: E-18/001540/98. Rio de Janeiro: INEPAC, 1998.
MORAIS, Frederico. Cronologia das Artes Plásticas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995.
MORAIS, Frederico. Tempos de guerra: Hotel Internacional / Pensão Mauá. Rio de Janeiro: Galeria de Arte BANERJ, 1986.
OLIVEIRA, Antonio Pedro Novais de; HOTZA, Dachamir. Tecnologia de fabricação de
revestimentos cerâmicos 2ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
PAULA, Maria Lúcia Bueno Coelho de. Os mundos da arte de Milton Dacosta. São Paulo, Perspectivas, n. 17-18, p. 267-285, 1994-1995.
PEREIRA, Júlio César Medeiros da Silva. Práticas de saúde, doenças e sociabilidade escrava na Imperial Fazenda de Santa Cruz, da segunda metade do século XIX. Histórica – Revista do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 35, 2009. Disponível em:
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao35/materia01/. Acesso em 8 ago. 2021.
PHILIPE, Anne. O fulgor da luz: conversas com Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. Lisboa: Rolim: Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, 1995.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração. Anais do Museu Paulista: História e cultura material, São Paulo, Nova Série,
v. 29, p. 1-39 e17, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/173891/171819. Acesso em 4 ago. 2021.
SIMÕES, João Miguel dos Santos. Azulejaria portuguesa no Brasil: (1500-1822). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
TARASANTCHI, Ruth Sprung. Uma iniciativa inovadora. In: PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Osirarte: pinturas sobre azulejos de Volpi, Zanini, Hilde Weber e Gerda Brentani. São Paulo, 1985, n.p.
WEELEN, Guy. O azulejo. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1992. Fontes eletrônicas e sites ARQUIVO NACIONAL. FUNDO: AGÊNCIA NACIONAL - BR RJANRIO EH. Instalações da
Escola Nacional de Agronomia na Universidade Rural, Rio de Janeiro, RJ - Dossiê. Disponível em: https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/resultado_pesquisa_new.asp?v_pesquisa=universidade%20rural&v_fundo_colecao=. Acesso em 9 maio. 2021.
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 8.319, de 20 de outubro de 1910 - publicação original. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 jul. 2021.
ESTÚDIO SARASÁ. Painel de Vieira da Silva da Universidade Rural do Rio de Janeiro está sendo restaurado pelo Estúdio Sarasá. São Paulo, 7 jan. 2011. Disponível em: https://estudiosarasa.com.br/painel-de-vieira-da-silva -da-universidade-rural-do-rio-de-janeiro-esta-sendo-restaurado-pelo-estudio-sarasa/ Acesso em 9 maio. 2021.
FOLCLORE DE PORTUGAL.
Varina – a mulher trabalhadora de Lisboa. Disponível em: https://folclore.pt/varina
-a-mulher-trabalhadora-de-lisboa/ Acesso em 9 maio. 2021.
FUNDAÇÃO ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA. Coleção. Vieira da Silva. Disponível em:
http://fasvs.pt/coleccao/vieira Acesso em 9 maio. 2021.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO. Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil. Disponível em: https://pioneiros.fea.usp.br/lafer-klabin/ Acesso 9 maio. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Helio Herbst
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).