São Paulo inks: the scars of inequality
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p31-59Keywords:
Residual and emerging culture, Public space, Hegemony, São Paulo, Raymond WilliamsAbstract
The article presents a look at the pictorial manifestations in the urban spaces of São Paulo, Grafite and Pichação, scars of São Paulo culture, tears that mark indelibly the surfaces of buildings, walls, equipment refighting the hegemonic values in any and all routes in the city. Movements, whose residual and emerging values and meanings constitute singular experiences of peripheral groups, which in anarchic actions reverberate cries for help and, although recent, were already inserted in the studies of Raymond Williams (1921-88) from the mid-twentieth century and, here selected, give theoretical and practical support.
Downloads
References
OS GEMEOS, p.96-109, Xplicit Grafx, v.3, episode1, The Phoenix. Toulouse, France: Nevada Nimifi (Belgique), 2006.
WILLIAMS, Raymond. Base e superestrutura na teoria cultural marxista (p. 43-68). In: Cultura e materialismo [1980]. Trad. André Glaser. Ed. UNESP, 2011.
WILLIAMS, Raymond. Cem anos de “Cultura e Anarquia” (p. 03-14). In: Cultura e materialismo [1980]. Trad. André Glaser. Ed. UNESP, 2011.
WILLIAMS, Raymond. Palabras-clave: um vocabulario de la cultura y la sociedade. 1ª ed. 1ª reimpressão. 336 p. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.
WILLIAMS, Raymond. Organização, cap. 8, p. 205-31. In: Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. Tradução de Leônidas Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
Fontes eletrônicas e sites
Sobre Grafite – Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-12/. Acesso em: 31 jan. 2022.
https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2021/02/mostra-de-grafite-em-sp-coloca-arte-em-predios-do-minhocao.html. Acesso em 31 jan. 2022.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/07/18/. Acesso em 02 mar. 2022.
https://marixabo.wordpress.com/2008/03/21/os-gemeos/ . Acesso em 02 mar. 2022.
https://pinacoteca.org.br/programacao/osgemeos-segredos/ . Acesso em 31 jan. 2022.
https://tvcultura.com.br/videos/72418_29-paineis-dao-vida-ao-minhocao-explorando-as-diferencas-e-a-diversidade-arte.html. Acesso em: 31 jan. 2022.
Sobre o Documentário Pixo - Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=skGyFowTzew. Acesso em 21 jan. 2022.
Sobre o incêndio à estátua do Borba Gato – Disponível em:
https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1635486,estatua-e-incendiada-em-sao-paulo-veja-o-video.aspx . Acesso em 04 fev. 2022.
https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/09/monumentos-amanhecem-pichados-com-tinta-colorida-em-sp.html . Acesso em 04 fev. 2022.
https://reporterpopular.com.br/revolucao-periferica-e-a-reacao-dos-bandeirantes/ . Acesso em 04 fev. 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=e6RJS6dHM5s . Acesso em 04 fev. 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=cmcKC5okuI4 . Acesso em 04 fev. 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=FN4SLdxYp3Y . Acesso em 04 fev. 2022.
Sobre o longa metragem Urubus (2020) - Disponível em:
https://cinemacomrapadura.com.br/criticas/605651/critica-urubus-2020-a-arte-do-pixo-e-sua-representacao/. Acesso em 21 jan. 2022.
https://www.cinepipocacult.com.br/2021/10/urubus.html. Acesso em 21 jan. 2022.
https://www.google.com/search?q=Urubus+no+fabrique+du+cin . Acesso em 21 jan. 2022.
https://leiturafilmica.com.br/urubus-lancamento/. Acesso em 21 jan. 2022.
https://melekapop.com/2021/10/17/critica-urubus/ . Acesso em 31 jan. 2022.
Sobre Pichação – Disponível em:
https://www.amazon.com.br/Pixacao-Paulo-Signature-Francois-Chastanet/dp/2952809712. Acesso em: 04 fev. 2022.
https://avidanocentro.com.br/podcasts/a-arte-urbana/ . Acesso em 04 fev. 2022.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/11/21/inscricao-vidas-negras-importam-e-pintado-na-avenida-paulista.ghtml . Acesso em: 10 mar. 2022.
https://globoplay.globo.com/v/3929739/. Acesso em 04 fev. 2022.
https://www.instagram.com/tv/CbOrfXxgkrq/?utm_medium=copy_link. Acesso em: 10 mar. 2022.
http://www.memorialdademocracia.com.br/timeline/21-anos-de-resistencia-e-luta. Acesso em 10 mar. 2022.
https://www.politize.com.br/pichacao-arte-ou-vandalismo/. Acesso em 21 jan. 2022.
https://recordtv.r7.com/balanco-geral/videos/misterio-monumentos-historicos-amanhecem-pichados-em-sao-paulo-21-10-2018 . Acesso em 04 fev. 2022.
https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.209/6751. Acesso em 04 fev. 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=IIikeuLPVtQ. Acesso em 04 fev. 2022.
Sobre Pichação das Bienais de São Paulo - Disponível em:
https://andyrodriguesartworld.blogspot.com/2010/10/carta-de-nuno-ramos-sobre-retirada-dos.html . Acesso em: 31 jan. 2022.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0310200416.htm. Acesso em 21 jan. 2022.
https://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL838101-5605,00-. Acesso em 21 jan. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Anna Maria Abrão Khoury Rahme
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).