Lo digital en el arte colectivo: COVID Latam y Opavivará
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p97-120Palabras clave:
Colectivos, Arte, Receptividad, ReproducibilidadResumen
El artículo presenta modos de producción utilizando lo digital de dos colectivos artísticos latinoamericanos. COVID Latam con sus trabajos de fotografía y Opavivará, que desarrolla sus intervenciones artísticas en el espacio urbano y realiza un registo digital ampliado. Así, en una perspectiva comparada, se pretende considerar el uso de lo digital en ambos, para las reflexiones de receptividad y reproducibilidad en la exhibición digital.
Descargas
Referencias
ARANTES, Priscilla. Museu-Interface: a implosão do cubo branco e a museologia radical. In: GOBIRA, Pablo (org). A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: Ed. UEMG, 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica, Porto Alegre: Zouk, 2012[1936].
BISHOP, Claire. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. London: New Left Books, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRITTO, Ludmila. Arte Colaborativa na cidade: um estudo de caso dos coletivos: PORO, GIA e OPAVIVARÁ. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
OPAVIVARÁ. Coletivo. In: KRUCKEN, Lia & LINKE, Ines (org.). Verbetes Moventes. Salvador: Laboratório de Livros, 2021.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
RUGGIERO, Amanda Saba. Chamada Aberta ARA YMÃ 12 Artes: outros modos de produção e recepção? Revista ARA. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/annoucement/view/1236. Acesso em: 16 mar. 2022.
VELOSO, Verônica Gonçalves. Grupo ou coletivo- uma questão de tempo. In Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação. Anais ABRACE v. 9, n. 1, 2008. Disponível em https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1435. Acesso em 5 de mar. de 2022
Fontes eletrônicas e sites
www.opavivara.com.br
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Regina Lara Silveira Mello, Leslye Revely dos Santos Arguello
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).