O pathos na música do tardo-renascimento: Nachleben der Antike e construção de memória

Autores

  • Maya Suemi Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125007

Palavras-chave:

Música italiana, tardo-renascimento, pathos, Aby Warburg, Nachleben, Memória, Nachleben e memória

Resumo

Há pouco mais de um século a historiografia da arte, sobretudo de matriz germânica, parece ter reorientado sua leitura do Renascimento italiano, se debruçando sobre os componentes anticlássicos visíveis na produção não apenas quinhentista, mas também quatrocentista. A partir da perspectiva do historiador Aby Warburg sobre o pathos na arte italiana do Renascimento, fazemos um paralelo com aspectos de determinadas vertentes da música tardo-renascentista. Buscamos atentar para as similitudes e diferenças no processo de sobrevivência ou memória da Antiguidade nos dois respectivos campos da expressão, levantando uma hipótese de leitura de determinados traços da música da vanguarda florentina deste período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDI, Giovanni. Discorso mandato a Giulio Caccini sopra la musica antica e ‘l cantar bene (Firenze, 1580). In: De’ Trattati di Musica di Gio. Battista Doni, Tomo secondo. Firenze: Francesco Gori, 1763, p. 233-248.

CACCINI, Giulio. “A i lettori”. In: Le Nuove Musiche. Firenze, Marescotti, 1601.

CAVALLINO, Simone. Raccolta di tutte le solennissime feste nel sponsalitio della serenissima gran duchessa di Toscana, fatte in Fiorenza il mese di maggio 1589 / con brevità raccolte da Simone Cauallino da Viterbo. Roma: Paolo Blado, 1589.

GIRALDI CINZIO, Giambattista. Egle (Venezia, 1545). Bologna: Commissione per i testi di lingua, 1985. In: MOLINARI, Carla (ed.). Collezione di Opere inedite o rare. Dispensa CCLXXVI. Bologna. Comissione per i Testi di Lingua, 1985 (Scelta di curiosità letterarie inedite o rare dal secolo XIII al XIX).

GOMBRICH, Ernst. H. Aby Warburg. An Intellectual Biography. London: The Warburg Institute: University of London, 1970.

ROMEI, Annibale. Della Bellezza. In: Discorsi del Conte Annibale Romei Gentil’huomo Ferrarese...divise in sette giornate. Ferrara, Vittorio Baldini, 1586.

TEIXEIRA, Felipe. Aby Warburg e a pós-vida das Pathosformeln antigas. In: História da Historiografia, Ouro Preto, v. 5, set 2010, p. 134-147.

VICENTINO, Nicola. L’antica musica ridotta alla moderna prattica, Roma: Antonio Barre, 1555. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k582234). Acesso: 03 mai 2015.

WARBURG, Aby. Os figurinos teatrais para os intermezzi de 1589 – os desenhos de Bernardo Buontalenti e o livro de contabilidade de Emilio de’ Cavalieri. In: A renovação da Antiguidade Pagã – contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 339-425 (trad. Markus Hediger).

Downloads

Publicado

2016-12-25

Como Citar

O pathos na música do tardo-renascimento: Nachleben der Antike e construção de memória. (2016). Revista Música, 16(1), 69-87. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125007