Interação simbólico-social na formação musical da cantoria nordestina
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216032Palavras-chave:
Interacionismo Simbólico, Erving Goffman, Cantoria Repentista, Transmissão MusicalResumo
A perspectiva simbólico-interacionista tem se destacado nos estudos sociais e nas humanidades como uma das principais formas de compreensão de ações e formas expressivas humanas. Nesta perspectiva, este texto reflete sobre dimensões simbólico-interativas na formação musical e as perspectivas em torno da ideia de “dom” de três cantadores repentistas do Estado do Ceará, tomando como base um estudo de caso sobre seus processos de transmissão musical. A partir de entrevistas realizadas com os três cantadores, as análises e interpretações são desenvolvidas em articulação com o referencial do interacionismo simbólico do sociólogo Erving Goffman, a fim de entender como os atos simbólicos produzem significados na construção do “artista profissional” durante os processos de transmissão. Os resultados apontam para a perspectiva de manifestação do dom a partir de uma base social. Assim, o ambiente social apresenta-se como fundamental para a formação do repentista, pois possibilita a absorção dos elementos estéticos, identitários e culturais da arte que compõem aquele cenário.
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